Começa a preparação do Cinquentenário de Brasília

Fonte Ministério do Turismo 19/11/2009 às 0h

Daqui a exatamente 258 dias, Brasília completará 50 anos. A cidade que nasceu do sonho do presidente Juscelino Kubitschek ganhou nesta quinta-feira (6), no auditório do Museu Nacional, um Conselho Consultivo, composto por 50 autoridades locais e nacionais. A função dos membros será de avaliar e coordenar os eventos de comemoração do cinqüentenário.

Na abertura do evento, o vice-governador, Paulo Octávio (DEM-DF), lançou a logomarca dos 50 anos de Brasília, escolhida por meio de um concurso nacional, tal como o projeto da Capital Federal, durante o governo JK.

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, um dos membros do Conselho Consultivo, participou da entrega do prêmio e das menções honrosas destinadas aos outros quatro finalistas do concurso. Ao lado dele estavam o governador José Roberto Arruda (DEM-DF), o vice-governador e o secretário da Cultura, Silvestre Gorgulho.

Barretto não poupou elogios à Capital que, apesar da pouca idade, tem referências de gente grande. Brasília, classificada pelo ministro como "museu de ousadia", tem a maior renda per capita e o melhor IDH do País. "Esta cidade é a síntese do gênio e da inventividade brasileiros que, num momento muito especial e frutífero da nossa história, fizeram-na brotar no meio do cerrado".

No encerramento da cerimônia, o governador Arruda destacou a importância do aniversário e falou sobre suas expectativas para a atuação do novo conselho. "Que ele nos dê idéias, oriente, corrija e direcione porque os 50 anos de Brasília deverá ser uma festa do Brasil".

Também fazem parte do Conselho Consultivo o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, do Congresso Nacional, José Sarney, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, a presidente da Embratur, Jeanine Pires, entre outros.  

Ministério do Turismo
Fonte Ministério do Turismo 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Começa a preparação do Cinquentenário de Brasília