Comandante apresenta atividades de comissão marinha

Fonte Ascom do FMC 2013 16/04/2013 às 14h
O Capitão-de-Fragata Antônio Cesar da Rocha Martins, assessor da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Cirm) destacou nesta terça-feira (16) algumas das atividades desenvolvidas pela comissão, como as pesquisas científicas na Ilha da Trindade, o programa de Biotecnologia Marinha, o programa de Aquicultura e Pesca e a avaliação, o monitoramento e a conservação da biodiversidade marinha.

 

“Também faz parte de nossas ações a observação dos oceanos e climas para ampliar e consolidar um sistema de observação permanente dos oceanos e a formação de recursos humanos em ciências do mar”, disse. “O principal objetivo da Cirm é garantir a governança dos oceanos de forma integrada e gerenciar a utilização de todos os recursos do mar”.

O comandante abriu a programação do segundo dia do 5º Encontro Preparatório do Fórum Mundial de Ciência, com uma palestra que abordou as ações e competências da comissão. O evento termina nesta terça-feira (16), em Recife.

Segundo Martins, atualmente a Cirm está constituindo um grupo de trabalho para tratar do uso compartilhado do ambiente marinho, visando ao desenvolvimento sustentável. Além disso, tem realizado um levantamento sobre metodologias e modelos para estudar os processos costeiros e quantificar as variações que sofre o litoral como consequência de eventos naturais ou de alterações humanas na costa. Esse sistema de modelagem costeira faz parte de um acordo de cooperação com a Espanha.

A Comissão Interministerial para os Recursos do Mar foi criada em 1974 com a finalidade de coordenar os assuntos relativos à Política Nacional para os Recursos do Mar (PNRM) e gerenciar o Programa Antártico Brasileiro (Proantar).

Leia mais.

Acompanhe aqui a cobertura ao vivo.

 

 

Ascom do FMC 2013
Fonte Ascom do FMC 2013 16/04/2013 ás 14h

Compartilhe

Comandante apresenta atividades de comissão marinha