Com escarlatina, Berlusconi desiste de ir a Conselho Europeu

Fonte Ansa Flash 19/11/2009 às 0h
O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, não comparecerá à próxima reunião do Conselho Europeu por motivos de saúde, segundo informou hoje o ministro das Relações Exteriores do país, Franco Frattini.

O evento, que reúne chefes de Estado e de Governo dos países-membros da União Europeia (UE), ocorrerá em Bruxelas, na Bélgica, entre as próximas quinta-feira e sexta-feira.

Segundo Frattini, ele irá representar o país, já que Berlusconi contraiu escarlatina, doença infectocontagiosa, e os médicos o aconselharam a repousar.

"Na quinta-feira eu representarei a Itália. Como sabem, o premier está com escarlatina, o que o impede de se mover [viajar, ndr.]", esclareceu o chanceler.

A reunião do Conselho Europeu deverá abordar temas como a mudança climática, a situação econômica, estratégias regionais, imigração ilegal, entre outros.

Na última sexta-feira, junto ao presidente da França, Nicolas Sarkozy, Berlusconi enviou uma carta ao presidente do turno da União Europeia, Fredrik Reinfeldt [primeiro-ministro da Suécia], e ao presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, para pedir que a reunião do conselho terminasse com "ações concretas" contra a imigração clandestina.

O presidente francês e o premier italiano também ressaltaram que a solidariedade europeia "não pode permanecer em palavras", mas "deve se traduzir em autêntica distribuição de responsabilidades" para resolver a questão.
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Com escarlatina, Berlusconi desiste de ir a Conselho Europeu