Com duplo-duplo do armador Fúlvio, São José vence o Flamengo e vira a série semifinal em 2 a 1

Fonte Liga Nacional de Basquete 21/05/2012 às 9h

Com duplo-duplo do armador Fúlvio, São José vence o Flamengo e vira a série semifinal em 2 a 1

O São José/Unimed/Vinac virou a série semifinal do NBB para cima do Flamengo. Neste domingo, jogando em casa, o time paulista superou a equipe carioca, por 100 a 91, e fez 2 a 1 no confronto. O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.

A dupla Murilo e Fúlvio foi o grande destaque do São José no jogo. O pivô foi o cestinha com 24 pontos e o armador contribuiu com um duplo-duplo de 18 pontos e 13 assistências. Pelo Flamengo, o ala Marcelinho foi o cestinha, com 27 pontos, seguido pelo ala norte-americano David Jackson, que anotou 23.

Com sete pontos consecutivos do ala Dedé, o São José deu as boas-vindas ao time carioca (9 a 4). Apesar da pressão da torcida da casa, que lotou o Ginásio Lineu de Moura, o Flamengo manteve a tranquilidade e, liderados pelo ala/pivô Kammerichs e o ala Marcelinho, levou o primeiro quarto com total equilíbrio com o adversário, que fechou a etapa inicial na frente, 26 a 23.

A entrada do ala espanhol Álvaro Calvo deu um gás a mais para a equipe da casa, que continuou impondo seu ritmo no ataque. Pelo Flamengo, o ala Marcelinho começou a acertar os arremessos de fora e sempre que o São José abria uma vantagem, o número 4 da equipe rubro-negra diminuía a diferença. Esse vai e vem permaneceu por quase todo o segundo quarto, até o armador Fúlvio comandar uma grande arrancada dos joseenses, que abriram 13 pontos antes do intervalo (55 a 42).

Aproveitando os contra-ataques e os rebotes ofensivos, o São José abriu, logo no início do terceiro quarto, a maior vantagem do jogo até então, 21 pontos (73 a 52). A partir desse momento, o ala norte-americano David Jackson chamou a responsabilidade pelo Flamengo, anotou 15 pontos no período e conseguiu baixar um pouco a diferença para o último quarto (79 a 65). Porém, antes do término da etapa, no estouro do cronômetro, o armador do São José, Ricardo Fischer, acertou um arremesso do meio da quadra, que levantou a torcida (82 a 65).

Jackson com a mão quente e a entrada do pivô Teichmann contribuíram para uma rápida reação do time carioca, que encostou em 92 a 79 no placar na etapa final. No entanto, por mais que o Flamengo ameaçasse chegar, os joseenses respondiam bem do outro lado, conseguindo segurar a vitória até o final.

“Conseguimos nessa partida ter o controle do jogo, exploramos bem os contra-ataques e provamos a força da nossa equipe, principalmente, quando jogamos aqui em casa”, afirmou o armador do São José, Fúlvio. “Agora revertemos a pressão para eles. Temos que ir ao Rio com tranquilidade para tentarmos fechar a série lá”, completou.

As duas equipes voltam a se enfrentar pelo Jogo 4 da série na próxima sexta-feira (dia 25), às 21h, no Ginásio do Tijuca, no Rio de Janeiro. Os cariocas precisam da vitória para levar o confronto para a última partida.

“O São José conseguiu abrir uma boa vantagem no primeiro tempo e nós não fizemos um bom segundo tempo, principalmente no setor defensivo”, disse o técnico do Flamengo, Gonzalo Garcia. “Tivemos a chance de vencer o segundo jogo e não conseguimos, agora é esfriar a cabeça e buscar a vitória em casa, o que já conseguimos no primeiro jogo” , completou.

Liga Nacional de Basquete
Fonte Liga Nacional de Basquete 21/05/2012 ás 9h

Compartilhe

Com duplo-duplo do armador Fúlvio, São José vence o Flamengo e vira a série semifinal em 2 a 1