Com Danone entre os Parceiros Estratégicos, Journey, uma plataforma online alcança 2 mil em seu lançamento

Fonte Bio Comunicação Assessoria de Imprensa 21/04/2013 às 21h

O portal Journey reúne atividades onde o aluno tem que solucionar situações reais do mundo corporativo e suas ideias podem ser implementadas pela empresa parceira.

Cursar uma boa universidade é o sonho de muitos alunos e a preparação já se inicia desde a infância, intensificando-se no ensino médio onde os cursinhos pré-vestibulares e os colégios focam no conteúdo dos principais vestibulares do país.

O fato é que todo este esforço para iniciar a vida acadêmica é repleta de incertezas e ao ingressar no curso, os alunos se deparam com atividades muito teóricas e que pouco os preparam para a “vida real” do dia a dia de trabalho. Além disso, com o movimento que tomou força nas redes sociais de criação de ferramentas interativas que permite que ideias sejam tiradas do papel com baixo custo e alto potencial de escala global, o número de jovens empreendedores vem crescendo anualmente, porém muitos ainda não se sentem preparados para por suas idéias em prática ou sentem-se inseguros na hora de prospectar possíveis investidores.

Foi pensando em suprir esta necessidade por atividades práticas que estimulem o empreendedorismo e a experiência com problemas e pressões enfrentados em qualquer empresa é que a Eureca! Atitude Empreendedora, startup criada em 2011 com o objetivo de desenvolver a atitude empreendedora em universitários, criou o Journey, uma plataforma online e gratuita onde o estudante poderá participar de atividades que estimulem e complementem o aprendizado oferecido na universidade.

O Journey conta com o apoio da Danone Brasil e oferece atividades online onde o participante acumula Eurecos – a moeda virtual do programa– e poderá trocá-las por mentorias com executivos, participação em palestras e workshops, programas de imersão em grandes empresas, experiências internacionais, entre outros. Só no primeiro dia de lançamento, 15/04, o Jouney computou 2 mil universitários cadastrados.

Segundo Marcelo Vieira, um dos sócios do Eureca!, o Journey vai estimular o aluno a desenvolver competências essenciais para qualquer profissional: ser resiliente, não ter medo de ousar e principalmente, que errar faz parte do processo de aprendizado.

Segundo ele, uma das principais queixas de empresários é que muitos talentos são identificados, mas existe a falta de garra em tomar os problemas e solucioná-los. “O jovem de hoje não sabe lidar com o não e com o fracasso. Isso não pode ser ensinado na teoria. Ele precisa passar por experiências práticas.” Em contrapartida, muitos universitários reclamam que o conteúdo adquirido na faculdade não prepara o profissional para o dia a dia de trabalho.

Priscila Pacheco, Gestora de Talent Acquisition na Danone, conta que o Journey permite que a empresa se aproxime de “talentos diferenciados criados durante a graduação e a identificar habilidades relevantes para o trabalho dentro das empresas, principalmente na Danone como: comprometimento, pró-atividade, determinação, abertura para coisas novas e autodesenvolvimento.”

Para Marcelo, “empreender é uma atitude de vida”, ou seja, é necessário desmistificar o fato de que apenas aquele que abre o próprio negócio é um empreendedor. Grandes empresas estão em busca de profissionais que, além de todo conhecimento relativo à sua formação acadêmica e a proficiência em idiomas, tenham atitude empreendedora. “Empreender é fazer a diferença no caminho que escolher, seja ele em empresas, no próprio negócio ou no esporte, por exemplo.”

Só em 2012 a Eureca! realizou 30 eventos nas principais universidades estaduais e federais do Brasil, com a participação presencial de 3.600 alunos de graduações distintas. Alguns destes eventos contaram com o apoio da Endeavor, organização reconhecida pelos projetos em prol do empreendedorismo.

Verônica Mussi, Gestora das Iniciativas em Universidades da Endeavor aponta que "é preciso que os jovens vivenciem o quanto antes o processo empreendedor e o quão desafiador é tirar uma ideia do papel. Os conceitos teóricos são aprendidos na Universidade, mas ainda falta uma vivência prática maior.

Neste projeto, alunos com maior potencial são convidados para programas de imersão em empresas parceiras, ganham a possibilidade de conhecer de fato o funcionamento corporativo e ao se identificarem com a organização, passam por atalhos no processo de seleção e tem grandes chances de serem contratados, já que realizaram atividades que visavam a solução de problemas reais e a apresentação de inovações que podem ser implementadas pela empresa.

Para participar do Journey, basta acessar http://eureca.me/ e se inscrever. Alunos e empresas parceiras poderão compartilhar conteúdo e alunos engajados têm mais chances de serem vistos.

Sobre a Eureca! Atitude Empreendedora

A Eureca! Fundada em 2011 com o propósito de desenvolver a atitude empreendedora nos universitários.

Conectados às principais redes estudantis do Brasil, as expectativas e as necessidades dos alunos são captadas e traduzidas em experiências vivenciais inovadoras que despertem o empreendedorismo como atitude de vida, e não apenas como o ato de iniciar um novo negócio.

Imagens: http://bit.ly/11qLDSM

Bio Comunicação Assessoria de Imprensa
Fonte Bio Comunicação Assessoria de Imprensa 21/04/2013 ás 21h

Compartilhe

Com Danone entre os Parceiros Estratégicos, Journey, uma plataforma online alcança 2 mil em seu lançamento