Colóquio Habermas 2013 discute obra do filósofo em junho

Fonte Acom do Ibicit 13/05/2013 às 11h
De 4 a 6 de junho será realizado no Rio de Janeiro o Colóquio Habermas 2013. O evento reunirá pesquisadores das cinco regiões do Brasil, das áreas de ciência da informação, comunicação, filosofia, direito, sociologia, educação e administração. Tem apoio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI), do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (Ancib).

 

Pesquisadores e estudantes de mestrado e doutorado podem submeter artigos para serem apresentados nas sessões. O período de entrega vai até o primeiro dia do evento.

O encontro analisa a obra de um dos maiores intelectuais da atualidade: Jurgen Habermas. “É, talvez, o maior filósofo vivo, um homem com 83 anos, lúcido, que ainda dá aulas, que escreve artigos de opinião para jornais, que publica livros”, relembra um dos organizadores, o pesquisador do Ibict Clóvis Ricardo Montenegro de Lima. “Ele é o herdeiro de uma importante tradição do pensamento alemão, a Escola de Frankfurt, que em sua primeira geração desenvolveu uma teoria crítica e faz importantes discussões sobre a indústria cultural.”

A obra de Habermas analisa a constituição e a importância da ciência, da ética, do direito, da religião, da sociedade etc. Ele dirigiu o Instituto Max Planck e sempre esteve preocupado com a ponte entre filosofia e ciência. “Considero que há um longo caminho a ser explorado entre informação e filosofia da linguagem”, diz o pesquisador Lima. “Habermas tem uma abordagem bem especial da linguagem, porque fala dos seus usos sociais, de uma pragmática.”

Em 2012, o colóquio deu ênfase ao livro Mudança Estrutural da Esfera Pública, comemorando os 50 anos da publicação da tese de livre-docência do homenageado na Universidade de Marburg. Em 2013, não há temática especial, apesar de muitas pesquisas analisarem a principal obra do filósofo e sociólogo: A Teoria do Agir Comunicativo. Leia mais.

 

 

Acom do Ibicit
Fonte Acom do Ibicit 13/05/2013 ás 11h

Compartilhe

Colóquio Habermas 2013 discute obra do filósofo em junho