Colômbia parabeniza Cartes por eleição no Paraguai

Fonte Ansa flash 22/04/2013 às 8h

Segundo a imprensa paraguaia, Cartes venceu as eleições com uma diferença de 211 mil votos sobre o candidato liberal Efraín Alegre

BOGOTÁ, 22 ABR (ANSA) - O governo colombiano felicitou o povo paraguaio pelas eleições realizadas ontem e parabenizou o presidente eleito, o empresário Horácio Cartes, do Partido Colorado.

A mensagem emitida pelo Ministério das Relações Exteriores da Colômbia ressaltou a "forma participativa e pacífica" com a qual os paraguaios exerceram "seu direito ao sufrágio nas eleições gerais".

Na nota, o governo também ratificou seu "interesse em continuar fortalecendo as históricas relações de amizade e cooperação" entre os dois países.

A Colômbia disse ainda confiar que as eleições "contribuam para a plena normalização institucional e a imediata reincorporação deste país ao seio da comunidade sul-americana".

De acordo com a imprensa paraguaia, Cartes venceu as eleições com uma diferença de 211 mil votos sobre o candidato liberal Efraín Alegre.

O Partido Colorado esteve à frente do governo paraguaio durante 61 anos, até ser derrotado pela Aliança Patriótica, uma coalizão de partidos e movimentos sociais que colocou o ex-presidente Fernando Lugo no poder.

O Paraguai foi suspenso do Mercosul em 2011 devido a um impeachment contra Lugo. Os blocos regionais impunham a realização de eleições como requisito para o retorno do país ao organismo.

Ansa flash
Fonte Ansa flash 22/04/2013 ás 8h

Compartilhe

Colômbia parabeniza Cartes por eleição no Paraguai