Colômbia designa seu encarregado de negócios no Equador

Fonte Ansa Flash. 19/11/2009 às 0h
O chanceler colombiano, Jaime Bermúdez, anunciou hoje a designação de Ricardo Montenegro, atualmente responsável por assuntos de Soberania Territorial na Chancelaria, como novo encarregado de negócios no Equador.

Segundo explicou Bermúdez, o representante de negócios é um segundo cargo hierárquico de uma embaixada e sua nomeação constitui um novo passo no cumprimento da diretriz acordada com o chanceler equatoriano, Fander Falconí, para o restabelecimento das relações diplomáticas.

De acordo com a imprensa colombiana, o Equador também já designou o seu representante, que seria Andrés Teherán. Contudo, a informação não foi confirmada por Bermúdez.

"Esperamos que o governo do Equador informe hoje qual será o seu representante na Colômbia", disse o chanceler, que está em Cingapura, onde participará neste fim de semana da cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec).

O Equador rompeu as relações com a Colômbia em março de 2008, dias depois de uma incursão ilegal do Exército colombiano em território equatoriano, em busca de um acampamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Na ação, foi morto o então número dois da guerrilha, Raúl Reyes, além de outras 25 pessoas.

A reaproximação bilateral teve início no dia 24 de setembro, quando delegações de ambos os países estiveram juntas em Nova York, onde ocorria a Assembleia Geral da ONU. Já no início deste mês, os chanceleres de Quito e Bogotá decidiram nomear novos encarregados de negócios.
Ansa Flash.
Fonte Ansa Flash. 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Colômbia designa seu encarregado de negócios no Equador