Colômbia celebra acordo para retomar relações com o Equador

Fonte Ansa Flash 19/11/2009 às 0h
O ministro colombiano das Relações Exteriores, Jaime Bermúdez, celebrou hoje o consenso conseguido junto ao seu homólogo equatoriano, Fander Falconí, para iniciar os diálogos que pretendem normalizar as relações diplomáticas entre os dois países.

"É muito positivo que se tenha conseguido avançar com o Equador", comentou Bermúdez, referindo-se ao documento de 11 pontos acordado ontem pelos dois governos.

O texto, aprovado em encontros paralelos à 64ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York, tem o objetivo de estabelecer ações para a retomada das relações diplomáticas, rompidas em março do ano passado.

Entre as questões aprovadas está o restabelecimento dos encarregados de negócios em ambos países a partir do mês que vem.

Segundo Bermúdez, este diálogo direto permitirá a criação de comissões bilaterais de segurança fronteiriça e de apoio mútuo e "os temas sensíveis" ficarão a cargo de "comissões de trabalho", que terão o apoio de entidades como o Centro Carter e a Organização dos Estados Americanos (OEA).

"Estamos avançando para normalizar as relações diplomáticas e vamos ver como podemos avançar nos temas sensíveis", comentou o chanceler colombiano, destacando que, no momento, não "está definida" uma reunião entre os mandatários dos dois países porque "supostamente" o tema deve ser "considerado pelos presidentes para que decidam em que cenário se reunir".

O Equador rompeu relações com a Colômbia em março de 2008, dias após o Exército colombiano ter realizado uma operação ilegal contra as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) em território equatoriano.
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Colômbia celebra acordo para retomar relações com o Equador