Colégio Franciscano Pio XII recebe professor da FGV para realização de atividades voltadas para a área de matemática financeira

Fonte Communica Brasil 21/04/2013 às 11h

São Paulo, abril de 2013 – No dia 25 de abril, quinta feira, o Colégio Pio XII receberá a visita de Paulo Sandroni, professor de Economia da Fundação Getulio Vargas, para realização de atividades voltadas para a área de matemática financeira e comercial aplicada com os alunos dos segundos anos do Ensino Médio. O Colégio está localizado no bairro do Morumbi,

em São Paulo.
A atividade é uma versão adaptada de jogos desenvolvidos por Sandroni e utilizados nas aulas da FGV. “Um dos jogos que serão aplicados foi criado em conjunto com a planilha ‘Quanto eu custo para meus pais’, preenchida pelos alunos em sala de aula. Nessa atividade, os participantes utilizam situações do dia a dia para tomar decisões e colocar em prática o que aprendem nas aulas de Educação Financeira”, comenta Ana Maria Andolfato, professora de Matemática do colégio.

Apresentar a matemática além das fórmulas e a ‘decoreba’ é o objetivo da disciplina de Educação Financeira, que há 12 anos compõe a grade curricular do Colégio Pio XII. Uma vez por semana os alunos do segundo ano do Ensino Médio, coordenados pela professora Ana Maria, entram em contato com a Matemática Financeira e Comercial Aplicada.

"A princípio, em conjunto com os alunos, traçamos os objetivos do curso. Relacionamos o conteúdo às competências do mercado de trabalho e levantamos dados concretos como o PIB e a taxa do dólar, a fim de associar toda a parte matemática aos dados atuais.", explica Andolfato.

A segunda frente de pesquisa fica por conta dos meios de comunicação. Os alunos avaliam os cadernos de economia da grande imprensa, as matérias de telejornais e rádio. “O intuito é de que todos os indicadores financeiros sejam decifrados, pois ao não compreendê-los, o aluno permanece desmotivado e à margem dessas discussões”, complementa a professora.

Outra atividade do curso é o Desafio Bovespa, uma competição organizada pela Bolsa de Valores, em que após um breve curso, ministrado pela própria BOVESPA, os alunos competem em uma simulação de compra e venda de ações. Os alunos dos terceiros anos do Colégio Pio XII participam pelo sétimo ano consecutivo e têm conquistado um desempenho cada vez melhor.“Isso é fruto de uma dedicação espontânea deles. Os competidores se reúnem no colégio para estudar o tema, acessar o portal da Bovespa e debater sobre as possibilidades que surgem", conta Andolfato.

Communica Brasil
Fonte Communica Brasil 21/04/2013 ás 11h

Compartilhe

Colégio Franciscano Pio XII recebe professor da FGV para realização de atividades voltadas para a área de matemática financeira