CNPq promove debate sobre o programa Reflora

Fonte Ascom do CNPq 15/05/2013 às 15h
Os resultados parciais e as perspectivas de continuidade do programa Reflora: resgate histórico e herbário virtual para o conhecimento e conservação da flora brasileira serão apresentados e debatidos de hoje (15) até sexta-feira (17), no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).

 

O programa foi estruturado em duas linhas de ação. A primeira envolve o acesso às informações das amostras da flora brasileira no exterior e a digitalização dos dados e imagens com posterior autenticação, transferência e integração à base física do herbário digital a ser instalado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

A segunda linha de ação visa fomentar 24 projetos de pesquisa envolvendo pesquisadores de equipes brasileiras e estrangeiras com ênfase nas áreas de botânica e fitogeografia.

A disponibilização online desse conhecimento pode colaborar para as estratégias de conservação e uso sustentável da biodiversidade brasileira, como também servirá para validação da identidade taxonômica dos espécimes analisados, capacitação e treinamento de recursos humanos na área de taxonomia.

O Reflora está sendo financiado por instituições federais de fomento à pesquisa: além do CNPq, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundações de Amparo à Pesquisa do Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná. A iniciativa conta, ainda, com o apoio de empresas privadas, totalizando R$ 21,5 milhões.

 

 

Ascom do CNPq
Fonte Ascom do CNPq 15/05/2013 ás 15h

Compartilhe

CNPq promove debate sobre o programa Reflora