CNPq divulga editais de iniciação científica e tecnológica

Fonte Agência Gestão CT&I de Notícias* 20/04/2013 às 20h

 

A primeira fase do processo de seleção das chamadas públicas de iniciação científica do CNPq está com inscrições abertas até 27 de maio. Serão selecionados bolsistas para os programas institucionais de bolsas de Iniciação Científica (Pibic), de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-Af) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).

Podem participar do processo do Pibic instituições públicas, comunitárias ou privadas que desenvolvem pesquisas e tenham instalações próprias para essas atividades. Já as bolsas do Pibiti são direcionadas para as mesmas instituições, mas que possuem enfoque no desenvolvimento tecnológico e inovação.

O Pibic-Af é destinado a instituições públicas que já participam do Pibic e/ou Pibiti e que tenham ações afirmativas para a promoção da igualdade de oportunidade para o ingresso de estudantes no Ensino Superior.

Para as modalidades Pibic e Pibic-Af, o CNPq exige que as instituições tenham uma política para iniciação científica, cadastro no Diretório de Instituições (DI) da Plataforma Lattes do CNPq e cadastro do representante de iniciação científica indicado. Para o Pibit, além dos instrumentos mencionados, é necessário desenvolver atividades na área tecnológica e de inovação, e comprovar interação com empresas e/ou comunidade.

Em 2012, os recursos destinados aos três programas juntos foram de R$ 127,7 milhões. Ao todo, foram concedidas 28.110 bolsas.

Acesse o edital completo do Pibic neste link.

Acesse o edital completo do Pibiti neste link.

Acesse o edital completo do Pibic-Af neste link.

*(Com informações do CNPq)

Agência Gestão CT&I de Notícias*
Fonte Agência Gestão CT&I de Notícias* 20/04/2013 ás 20h

Compartilhe

CNPq divulga editais de iniciação científica e tecnológica