Cléo Pires apadrinha e patrocina programa educativo ambiental do Inhotim

Fonte Agência Lema 07/04/2013 às 14h
 
Cléo Pires Foto divulgação
São Paulo e Brumadinho, abril de 2013 - Estrela da novela Salve Jorge da Rede Globo, Cléo Pires, passa a ser madrinha e patrocinadora do programa Jovens Agentes Ambientais Araras, do Instituto Inhotim. A atriz se encantou com o programa educativo ambiental do Instituto e se envolveu ativamente na transposição do programa para Araras, no município de Petrópolis, Rio de Janeiro. A atriz participa do lançamento do programa neste domingo, dia 7 de abril. A edição no município carioca é o piloto para o programa Jovens Agentes Ambientais Brasil, que será lançado oficialmente no dia 31 de maio, durante a IX Semana do Meio Ambiente do Inhotim. "Fazia tempo que eu queria contribuir com a comunidade de Araras, já que tenho uma casa na região há três anos. O problema era encontrar parceiros pra elaborar um projeto. Como tenho amigos que trabalham no Inhotim e conhe ciam esse meu desejo, fui apresentada ao projeto Jovens Agente ambientais, que achei muito estimulante. Assim surgiu a parceria". Conta Cléo sobre sua participação.
 
25 alunos do ensino médio e fundamental públicos da região serão selecionados para participar da primeira edição do Jovens Agentes Ambientais Araras. A seleção será feita com base no interesse dos alunos por temáticas ambientais globais e locais, por suas previas participações em ações relacionadas às temáticas ambientais e por seu interesse na continuidade das ações desenvolvidas pelo programa do Inhotim. Serão dois encontros semanais de 2h30 de duração cada, durante dois meses. As aulas acontecem pessoalmente e por vídeo conferência com técnicos e profissionais do Jardim Botânico Inhotim e da área de educação do Instituto.
 
Participante do programa Jovens Agentes Ambientais
No programa JAA, os jovens são introduzidos ao ofício de jardinagem, com aulas de identificação e catalogação de espécies botânicas, de noções de meio ambiente e estudo e manejo de plantas ornamentais, além de discutirem a contextualização dos problemas socioambientais globais e locais. Junto aos profissionais do Inhotim, elaboram então, proposições e ações que podem ter impacto em suas comunidades, para depois multiplicarem o que aprenderam junto aos seus pares e vizinhos, formando uma cadeia de conscientização ambiental. A ideia é que, além de desenvolver a consciência ambiental dos jovens, se apresente a possibilidade de um campo de trabalho. O programa Jovens Agentes Ambientais é desenvolvido desde 2005 pela equipe de Meio Ambiente do Inhotim, junto a comunidade de Brumadinho, onde o Inhotim est&aacute ; inserido e agora passa a ser nacional.
 
 
Lançamento do Programa Jovens Agentes Ambientais Araras/ Brasil @ Araras, RJ
Quando: dia 07 de abril, às 16h
Onde: Escola Estadual de Araras
 
 
Instituto Inhotim
 
Município de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte
Acesso pelo km 500 da BR-381, sentido BH-SP (aproximadamente 1h15 de viagem), ou pela BR-040, sentido BH-Rio, na altura da entrada para o Retiro do Chalé(aproximadamente 1h30 de viagem)
 
Horário de visitação:
Terças, quartas, quintas e sextas-feiras, das 9h30 às 16h30
Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30
 
Entrada:
Terça-feira gratuita, exceto feriados
R$ 20,00 quartas e quintas-feiras
R$ 28,00 sextas-feiras, sábados, domingos e feriados
 
Meia-entrada válida para estudantes identificados e maiores de 60 anos. Crianças de até cinco anos não pagam.
 
Transporte Saritur: saída da Rodoviária de Belo Horizonte às 9h (plataforma F2) e retorno às 17h30, aos sábados, domingos e feriados e, às 16h de terça a sexta-feira.
 
Agência Lema
Fonte Agência Lema 07/04/2013 ás 14h

Compartilhe

Cléo Pires apadrinha e patrocina programa educativo ambiental do Inhotim