Cirurgias plásticas podem ser realizadas em 17 clínicas do DF

Fonte Agência Brasília 23/08/2014 às 19h

Cirurgias plásticas podem ser realizadas em 17 clínicas do DF



Inspeções são realizadas pela Secretaria de Saúde com o máximo de rigidez, de forma a garantir a segurança do paciente

BRASÍLIA (23/8/14) – Os interessados em fazer cirurgias plásticas devem ficar atentos às recomendações da Secretaria de Saúde que auxiliam na escolha do melhor local para a realização do procedimento. De acordo com dados da pasta, somente 17 clínicas estão licenciadas e sob a ação fiscal do Programa de Inspeções em Clínicas de Cirurgia Plástica do DF.



Parte integrante das atribuições da Subsecretaria de Vigilância Sanitária, a fiscalização desses estabelecimentos é feita de forma rigorosa para garantir a segurança do paciente que se submete às intervenções cirúrgicas.



Os pontos mais exigidos e observados pelos fiscais são documentação, número de salas de cirurgia e de leitos de recuperação, atividades terceirizadas, infraestrutura, equipamentos, biossegurança, resíduos de serviço de saúde e processos operacionais.



"Todo estabelecimento só pode funcionar de posse de Licença Sanitária, emitida pela Vigilância Sanitária da respectiva região administrativa. Os interessados devem ligar para o Núcleo de Inspeção da região onde se encontra o estabelecimento", explicou a auditora Alessandra Domingues.



As inspeções são realizadas, no mínimo, uma vez por ano em cada estabelecimento incluído no programa. No caso de irregularidades, o cliente deve ligar na Ouvidoria do GDF (156).



A reclamação é encaminhada à Vigilância Sanitária, que terá cinco dias úteis para proceder a inspeção e dar retorno oficialmente. "É importante que o usuário denuncie caso testemunhe alguma irregularidade. Essa é a via mais eficaz para a vigilância atuar", concluiu a auditora.



Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 160.
Agência Brasília
Fonte Agência Brasília 23/08/2014 ás 19h

Compartilhe

Cirurgias plásticas podem ser realizadas em 17 clínicas do DF