Circuito de Tênis Escolar e Universitário alia esporte com educação

Fonte Imprensa Escolar Universitário 30/03/2013 às 9h

Alunos-atletas defendem suas escolas e universidades públicas e privadas em competição

As competições esportivas que envolvem as instituições de ensino, muito tradicionais no exterior, e pouco difundidas no Brasil, vem ganhando força através de iniciativas como a realização do Circuito de Tênis Escolar e Universitário, apresentado pelo Itaú, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Com o objetivo de promover a união entre esporte e educação o torneio chega em 2013 a sua quarta edição, e já se consolida como tradicional disputa que reúne em quadra alunos-atletas de escolas e universidades públicas e privadas. Com seletivas realizadas em cinco estados, o Circuito abre a temporada com a etapa paranaense, nesta quinta-feira, dia 28 de março, na TennisMais Academia.

O tênis é um dos esportes que atrai cada vez mais competidores devido aos inúmeros benefícios que ele traz para a saúde física e mental, refletido diretamente na educação e na socialização dos seus praticantes. Os atletas, além de terem muita disciplina na preparação para disputar em grandes competições, ainda tem uma vivência cultural diversificada com tenistas de outros paises, o que proporcionam uma bagagem positiva para a formação individual, nesta grande “escola da vida”. Ele possibilita a construção de bons relacionamentos, independência, autocontrole, autoestima, confiança, disciplina, educação, respeito ao próximo e o aprendizado de ganhar e perder.

Para a aluna-atleta Nathalia Gasparin, que representará a Escola Projeto 21, na categoria 14 anos, a iniciativa do Circuito de Tênis Escolar e Universitário é importante e vem para valorizar os estudantes que praticam esportes. “Acho uma ótima iniciativa. Acredito que seja o único campeonato assim aqui no Brasil. É um formato diferente, pois eu que estou acostumada a defender o clube onde treino, ganho a oportunidade de representar nesta competição a minha escola”, comenta.

O Circuito que visa fortalecer os laços entre esporte e educação possibilita aos alunos-atletas vivenciarem este formato de competição bastante comum nos Estados Unidos, que visa ressaltar a importância de manter a saúde do corpo sem perder o foco na formação intelectual. Grandes nomes como John McEnroe, Mikael Pernfors, James Blake, John Isner, Jimmy Connors, Arthur Ashe, entre outros do tênis participaram de competições escolares e universitárias, e souberam aproveitar a oportunidade para alcançar seus objetivos, por isso aprovam e incentivam a ideia.

Inscrição Gratuita – Não há cobrança de taxa de inscrição para o Circuito de Tênis Escolar e Universitário 2013, o que viabiliza a participação de alunos-atletas de todas as classes sociais, fomentando ainda mais a prática esportiva. Para se inscrever, basta acessar o site da competição (www.escolaruniversitario.com.br), ler o regulamento com atenção e preencher a ficha disponível na página. Podem participar do evento atletas de qualquer nível técnico e, para efeito de inscrição, não há limite de representantes por instituições de ensino.

O Circuito de Tênis Escolar e Universitário 2013 é apresentado pelo Itaú, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com a organização do NEO – Núcleo de Estudos em Esporte e Ortopedia. O evento também conta com o apoio das Federações de Tênis do Paraná, da Bahia, de São Paulo, do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Fundergs. Acompanhe as informações pelo site (www.escolaruniversitario.com.br), twitter (twitter.com/tenis_circuito) e facebook (facebook.com/escolaruniversitario).

PROGRAMAÇÃO DOS JOGOS – ETAPA PARANÁ

De 28 a 31 de março – categoria 14 anos – inscrições encerradas

De 04 a 07 de abril – categoria 12 anos – inscrições até 28 de março

De 11 a 14 de abril – categoria 18 anos – inscrições até 05 de abril

De 18 a 21 de abril – categoria universitária – inscrições até 12 abril

SERVIÇO: CIRCUITO DE TÊNIS ESCOLAR E UNIVERSITÁRIO 2013 - ETAPA PARANÁ

Data: de 28 de março a 21 de abril

Local: TennisMais Academia (Rua Eleonora Roosevelt, 530 - Bacacheri) – Curitiba/PR.

Informações e inscrições: www.escolaruniversitario.com.br

Imprensa Escolar Universitário
Fonte Imprensa Escolar Universitário 30/03/2013 ás 9h

Compartilhe

Circuito de Tênis Escolar e Universitário alia esporte com educação