CIRCUITO BANCO DO BRASIL: Shaylyn se despede das areias na capital federal

Fonte Assessoria de Comunicação - CBV 18/04/2013 às 22h

CIRCUITO BANCO DO BRASIL: Shaylyn se despede das areias na capital federal

 

 

 

 

BRASÍLIA (DF), 18.04.2013 – Inspirada na irmã Shelda, que acabara de conquistar a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, Shaylyn resolveu fazer daquela a sua vida. Na época, o sonho de cursar Faculdade de Medicina teve que ficar de lado ao perceber que queria, mesmo, jogar vôlei de praia. Porém, após 13 anos de uma bonita carreira, chegou a hora de dizer adeus às areias para ir atrás daquele antigo desejo. A etapa de Brasília (DF) do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012/2013 marcará a sua despedida neste final de semana.

Nos dois primeiros anos seguindo os passos da irmã, aquela que sempre foi seu ídolo e espelho, Shaylyn chegou a conciliar a Faculdade de Direito com treinos, jogos e viagens. O primeiro ano em Fortaleza (CE), sua cidade natal, e o segundo já morando no Rio de Janeiro (RJ). Trancou e foi tentar Publicidade e Propaganda. Só durou um período. Até fazer Marketing e se formar. Mas, no fundo, em todo esse tempo, ela nunca desistiu da Medicina. Tanto que se prepara há três meses para, enfim, transformar esse sonho em realidade.

“Acho que poderia jogar mais uns quatro anos, mas resolvi antecipar porque quero fazer Medicina. Não porque eu tenha que parar, mas por ter essa meta na minha vida. Sempre fui muito estudiosa e, para passar e fazer Medicina, tenho que estudar. Estou bem tranquila com a minha decisão. Tenho feito cursinho desde fevereiro, todos os dias pela manhã, e diminuí o ritmo dos treinos para três vezes por semana. Se tivesse optado pela Medicina lá atrás, o vôlei de praia teria acabado para mim”, afirmou essa cearense de 31 anos, 63Kg e 1,65m, que pensa em se especializar em Cardiologia.

Ela lembra, inclusive, que levava livros para estudar durante as etapas. Chegou a fazer parte de sua monografia em uma viagem do Circuito Mundial. Regrada, estabelecia horários. Destemida, fez também cursos de inglês, francês e italiano. Mas, devido à vida e aos compromissos de atleta, não teve tempo de terminá-los. Nada que se arrependa, pois, nas areias, Shaylyn conseguiu grandes resultados, como o título mundial sub-21, em 2001, e o bicampeonato do Torneio Rainha da Praia (2003 e 2006). Entre os prêmios individuais, melhor recepção do Circuito Banco do Brasil em 2006, 2007, 2008 e 2011.

“Tive bons momentos na carreira. Acho que o melhor deles foram os seis meses em que joguei com a Ana Paula. Se não me engano, só não chegamos ao pódio do circuito brasileiro uma vez. Ainda jogamos duas etapas do Circuito Mundial, em 2005: ficamos em terceiro na China e fomos campeãs no Japão. E não tem como esquecer, também, os títulos do Rainha da Praia. É muito legal jogar com várias parceiras num mesmo torneio. Exige tudo do atleta”, disse Shaylyn, que elegeu a lesão que teve nas costas, há quatro anos, o momento mais chato da carreira, que a limitou muito.

Quem abraçou sua causa e aceitou jogar a seu lado nas últimas quatro etapas deste ano (Fortaleza, João Pessoa, Maceió e, agora, Brasília) foi a paraense Vivian. Aliás, a última de uma lista de oito parceiras que teve durante 13 anos nas areias: Renata, Ana Paula, Ágatha, Fabí, Elize Maia, Val, Karin e, por último, Vivian. Só não teve o prazer de jogar com a irmã. Segundo Shaylyn, não teria como:

“Imagina só duas baixinhas jogando juntas?!”, brincou, para, depois, se surpreender. “E nem lembrava que formei tantas duplas assim. Aprendi com todas elas, e ensinei também. Só tiveram a acrescentar na minha carreira, assim como todas as comissões técnicas. Obrigado a todos!”, emendou ela, até fazer um último desabafo: “Só tenho a agradecer ao que o vôlei de praia e minha irmã me proporcionaram”, finalizou Shaylyn, que disputou 155 etapas do Circuito Banco do Brasil, venceu 396 jogos e subiu ao pódio 33 vezes (3 primeiros lugares, 7 segundos e 23 terceiros).

Desfile de 28 duplas na capital federal
A etapa na capital federal terá início às 8h desta sexta, com os jogos da fase principal, reunindo 16 duplas masculinas e 12 parcerias femininas. Serão, ao todo, 32 partidas no primeiro dia de disputas. No SÁBADO (20.04), acontecerão as quartas de final, entre 9h e 13h, e as semifinais, de 17h50 às 21h30. As finais e disputas de terceiro lugar fecham o torneio na manhã de domingo.

As semifinais e as finais serão transmitidas ao vivo pelo canal SporTV. Todos os jogos realizados na quadra central da arena terão transmissão ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol -
http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp. Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp.

As
16 duplas masculinas que disputarão a competição são Bruno Schmidt/Pedro Solberg (DF/RJ), Bruno/Hevaldo (AM/CE), Ricardo/Álvaro Filho (BA/PB), Harley/Benjamin (DF/MS), Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB), Márcio/Fernandão (CE/ES), Oscar/Moisés (RJ/BA), Luciano/Rodrigo Saunders (ES/CE), Thiago/Aranha (SC/SP), Márcio Gaudie/Edson Filipe (RJ/ES), Léo/Daniel Souza (RJ), Marcus/Rodrigão (RJ/SP), Ramon/Bernardo (RJ/CE), Gilmário/Renatão (PB), Lipe/Beto Pitta (CE/RJ) e Averaldo/Ânderson Melo (TO/RJ).

No feminino, a disputa será entre Juliana/Maria Elisa (CE/PE), Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Lili/Rebecca (ES/CE), Maria Clara/Carol (RJ), Talita/Taiana (AL/CE), Ângela/Neide (DF/AL), Vivian/Shaylyn (PA/CE), Izabel/Michelle (PA/DF), Fernanda Berti/Elize Maia (RJ/ES), Rachel/Fabíola (RJ/DF), Val/Thais (RJ) e Raquel/Josi (RJ/SC).

CREDENCIAMENTO:O credenciamento da imprensa para a cobertura da etapa brasiliense será realizado na sala de imprensa da arena. Os profissionais deverão apresentar-se com o crachá funcional do veículo pelo qual trabalham ou com uma carta de solicitação de credenciamento em papel timbrado do mesmo, assinado pelo chefe de reportagem ou editor. As credenciais poderão ser retiradas de SEXTA-FEIRA (19.04) a SÁBADO (20.04). O jornalista Erich Onida (21 8419-4240) realizará o credenciamento. Vale ressaltar que não haverá retirada de credenciais no DOMINGO (21.04), dia das finais.

ENCONTRO COM A IMPRENSA:Os atletas Ágatha, Rebecca e Álvaro Filho atenderão a imprensa às 14h30 desta QUINTA-FEIRA (18.04) na área VIP da arena montada na Esplanada dos Ministérios.

Assessoria de Comunicação - CBV
Fonte Assessoria de Comunicação - CBV 18/04/2013 ás 22h

Compartilhe

CIRCUITO BANCO DO BRASIL: Shaylyn se despede das areias na capital federal