Cinema nacional é premiado em festivais na França

Fonte Ancine 03/04/2013 às 21h

O longa "Elena", da diretora Petra Costa, e o curta "Mauro em Caiena", de Leonardo Mouramateus, foram premiados, respectivamente, nos festivais Filmes Femininos de Créteil e Cinéma do Réel, ambos encerrados no último domingo, dia 31 de março, na França.

 

"Elena" acompanha a viagem da diretora à cidade de Nova Iorque para encontrar sua irmã mais velha, que partiu em busca do sonho de ser atriz. O filme levou o prêmio do Júri Anna Politkovskaya de Melhor Documentário na 35ª edição do Festival de Filmes Femininos de Créteil. O festival, dedicado à exibição de obras que traduzam pontos de femininos, reuniu quase 150 produções em sua programação.

 

Já "Mauro em Caiena" ganhou o prêmio de melhor curta-metragem no 35º Festival Cinéma du Réel graças à maneira poética de reconstruir memórias de infância na cidade de Fortaleza, endereçadas a um tio que emigrou há tempos para a Guiana Francesa. O prêmio, concedido pela Biblioteca Pública de Informação do Centro Georges Pompidou, na capital francesa, é um dos principais do festival, que tem sua programação inteiramente dedicada ao gênero documentário.

Ancine
Fonte Ancine 03/04/2013 ás 21h

Compartilhe

Cinema nacional é premiado em festivais na França