Cinco mil ´indignados paraguaios realizam protesto contra deputados

Fonte Ansa flash 26/05/2012 às 21h
Cerca de cinco mil "indignados" protestaram em frente à sede do Congresso do Paraguai para repudiar a maioria dos deputados que aprovou um projeto de lei que prevê um orçamento destinado a financiar operadores políticos.

O aumento orçamentário equivale a US$ 35 milhões (cerca de R$ 70 milhões), segundo uma lei que foi vetada pelo presidente Fernando Lugo e ratificada na quinta-feira pelos deputados.

O montante foi apresentado como necessário para a contratação funcionários que realizem inscrição de cidadãos pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE), mas vários dos próprios deputados reconheceram que é para financiar seus operadores.

A imprensa paraguaia revelou que todo o tipo de pessoa, inclusive jogadores de futebol, foi nomeado pelos políticos como "inscritores".

Os manifestantes decidiram participar, na próxima semana, da sessão do Senado que discutirá o projeto de lei. Trata-se da primeira mobilização em massa dessa natureza, depois de várias tentativas de organizações sociais que buscam despertar a população para a irregularidades cometidas pelas autoridades.
Ansa flash
Fonte Ansa flash 26/05/2012 ás 21h

Compartilhe

Cinco mil ´indignados paraguaios realizam protesto contra deputados