Ciena e Telefônica Vivo lançam primeira rede 100G do Brasil

Fonte JeffreyGroup Brazil 25/02/2013 às 19h

Principal operadora brasileira adota tecnologia óptica coerente da Ciena para atender às demandas por maior largura de banda, resiliência e flexibilidade

SÃO PAULO, 25 de Fevereiro de 2013 – CienaÒ Corporation (NASDAQ:CIEN), a especialista em redes, anunciou que sua solução 100G, com arquitetura baseada em processadores ópticos coerentes WaveLogic, foi implantada pela Telefônica Vivo. Essa é a primeira rede 100G ativa no Brasil que conecta canais nativos de 100GbE ao sistema DWDM, proporcionando velocidades nunca vistas antes para o tráfego internacional de dados. A rede inclui rotas 100G que conectam as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Praia Grande, Brasil. A solução coerente 100G da Ciena, líder no setor, adicionará mais capacidade de banda, escalabilidade e confiabilidade à infraestrutura de rede da Telefônica Vivo.

Fatos principais:

  • A Telefônica Vivo é a maior operadora de serviços móveis do Brasil, com 76 milhões de clientes, e a empresa de comunicação sem fio de melhor desempenho, com base nos indicadores de qualidade da Anatel. A empresa possui 3,7 milhões de clientes de banda larga fixa e 610.700 pontos de acesso de TV a cabo no Brasil.

  • Com esse upgrade em sua rede doméstica de longa distância, a Telefônica Vivo será a primeira operadora de redes a adotar o sistema 100G no Brasil, permitindo que a operadora possa extrair maior capacidade da fibra já existente e apoiar o fornecimento de alta largura de banda e aplicativos.

  • A rede ampliada, que cobrirá centenas de quilômetros, possibilitará o transporte de dados em 100G entre São Paulo, Rio de Janeiro e Praia Grande utilizando várias rotas.

  • A Telefônica Vivo e a Ciena mantêm um relacionamento de longa data, numa parceria de mais de dez anos.

Comentários dos executivos:

· “A demanda por capacidade continuará crescendo, devido ao maior número de conexões com as redes públicas e privadas e à demanda das empresas e consumidores por aplicações de vídeo e armazenamento remoto, por exemplo. Para enfrentar esse desafio, a rede deve estar pronta para o futuro e combinar inteligência, escalabilidade e alta capacidade e é aí que entra a infraestrutura inteligente da Ciena. Estamos entusiasmados por trabalhar com a Telefônica Vivo na implantação da primeira rede 100G do país, com a qual os brasileiros poderão usufruir de aplicações e serviços avançados e de alta velocidade”.
- Fábio Medina, vice-presidente e gerente geral da Ciena para as Américas Central e Latina

· “A Telefônica Vivo é líder em banda larga móvel no Brasil, cobrindo mais de 3.100 cidades com a tecnologia HSPA+. Tão importante como fornecer cobertura 3G para todas essas cidades em um país enorme como o Brasil é o desafio de ter um backbone robusto de alta capacidade. Por isso, a primeira utilização da rota 100G DWDM está alinhada à nossa estratégia de crescimento e garantia de qualidade para nossos clientes."

- Leonardo Capdeville, diretor de planejamento de redes e tecnologia – Telefônica Vivo

Liderança tecnológica:

  • A Ciena é pioneira e líder no mercado de tecnologia óptica coerente, com mais de 20.000 interfaces 40G/100G entregues a mais de 100 clientes no mundo inteiro e instalação de mais de 20 milhões de quilômetros de rotas coerentes.
  • Um aspecto importante da arquitetura OPn da Ciena, a 6500 Packet-Optical Platform da empresa integra funções abrangentes de Ethernet, TDM e WDM em uma única plataforma, para a entrega de serviços novos e tradicionais com menor custo, do ponto de acesso à estrutura central da rede (backbone/core). Esses sistemas também são compatíveis com colorless ROADM (independente do comprimento de onda) e directionless ROADM (independente da direção), que, combinados à rede OTN/de comutação de pacotes, aumentam a eficiência da largura de banda e a flexibilidade da rede em geral.
  • Com os processadores ópticos coerentes WaveLogic da Ciena, as operadoras conseguem aumentar o alcance, a capacidade e a flexibilidade de suas redes, podendo dimensioná-las para 40G/100G e sistemas posteriores. Usando tecnologia de processamento de sinais digitais padrão e de analógico para digital em alta velocidade com um inovador receptor coerente, a Ciena oferece fácil implantação, menores custos e proteção dos investimentos feitos na rede.

Recursos de apoio:

· Visão Geral do Produto: 6500 Packet-Optical Platform

  • Vídeo: O que são Redes Óticas Coerentes?
  • Vídeo: Soluções de Infraestrutura Inteligente da Ciena

· Nota sobre o aplicativo: Possibilitando uma Rede Maior e Mais Inteligente com o WaveLogic 3 da Ciena

###

Sobre a Telefônica Vivo

A Telefônica Vivo é a maior empresa de telecomunicações do Brasil, com mais de 91 milhões de acessos, 76,3 milhões dos quais somente na operação móvel, e com a maior participação de mercado do segmento (29,66%) em nível nacional. A Telefônica Vivo fornece serviços de telefonia fixa no estado de São Paulo e tecnologia celular em todo o território nacional, com uma linha completa de produtos e soluções convergentes (telefonia fixa e móvel, banda larga fixa e banda ultra larga móvel [sobre fibra], TV, dados e TI). A empresa está presente em mais de 3.700 cidades, com mais de 3.100 delas com acesso à rede 3G – mais do que o número total de cidades atendidas por outras operadoras.


O Brasil, onde a empresa opera desde 1998, é a maior operação da Telefônica no mundo em número de clientes e funcionários diretos (cerca de 100 mil). As principais empresas são Telefônica Brasil (Telefônica Vivo), Atento (call center) e Terra (fornecedora e portal de Internet). O Grupo Telefônica é um dos maiores conglomerados de comunicações no mundo, com presença em 25 países. Os investimentos planejados para o Brasil entre 2011 e 2014 totalizam R$ 24,3 bilhões.

Sobre a Ciena

A Ciena é a especialista em redes. Trabalhamos em conjunto com clientes no mundo inteiro para liberar o potencial estratégico de suas redes e mudar fundamentalmente o seu desempenho e a forma como concorrem no mercado. Com base em seu profundo conhecimento de redes ópticas e de transporte de pacotes, além da automação de software distribuído, a Ciena oferece soluções alinhadas à sua abordagem OPn, que utiliza para desenvolver redes abertas de última geração. Oferecemos uma infraestrutura programável de larga escala, que pode ser controlada e adaptada por aplicações no nível da rede, e fornecemos também interfaces abertas para a coordenação de recursos de informática, armazenamento e rede num ambiente virtualizado único. Publicamos regularmente notícias recentes, resultados financeiros e outros importantes comunicados e informações sobre a Ciena em nosso website. Para mais informações, acesse http://www.ciena.com/.

Nota aos investidores da Ciena

Previsões Este press release contém algumas previsões baseadas em expectativas, estimativas e premissas que envolvem riscos e incertezas. Essas previsões se baseiam em informações disponíveis para a empresa na presente data; no entanto, pode ser que os resultados reais da Ciena sejam substancialmente diferentes daqueles declarados ou sugeridos, devido aos riscos e incertezas relacionados aos seus negócios, que incluem os fatores de risco informados em seu relatório elaborado no Formulário 10-K, enviado à Securities and Exchange Commission em 21 de Dezembro de 2012. As previsões incluem declarações sobre as expectativas, crenças, intenções e estratégias de Ciena para o futuro, podendo ser identificadas por palavras que indicam uma previsão, tais como "prevemos", "acreditamos", “estimamos”, “esperamos”, “intencionamos”, “podemos”, “devemos”, “iremos” e “iríamos” ou palavras semelhantes. A Ciena não assume nenhuma obrigação quanto à atualização das informações contidas neste press release para refletir novas informações, eventos futuros ou outros.

JeffreyGroup Brazil
Fonte JeffreyGroup Brazil 25/02/2013 ás 19h

Compartilhe

Ciena e Telefônica Vivo lançam primeira rede 100G do Brasil