Cícero Lucena defende suspensão de pagamento de dívidas de agricultores nordestinos

Fonte Agência Senado 04/03/2013 às 20h

O senador Cícero Lucena (PSDB-PB) fez um apelo ao governo federal, em discurso nesta segunda-feira (4), para que suspenda, por um ano, as cobranças dos financiamentos agrícolas de produtores rurais nordestinos que tiveram operações contratadas até o final de 2006.

Além da renegociação das dívidas, Cícero Lucena considerou como medida fundamental para a solução definitiva do endividamento dos agricultores nordestinos, a implementação, por parte do governo de uma política de crédito específica para o setor.

— Além da renegociação defendo a criação de um novo modelo de concessão de crédito para o agricultor do semiárido, ou, do contrário, estaremos assistindo ano após ano, seca após seca, o endividamento dos proprietários rurais e o comprometimento do patrimônio com dívidas existentes no modelo que vem sendo utilizado — disse.

Em seu pronunciamento, Cícero Lucena criticou o que classificou como “segregação regional”, no tratamento dado pelo governo federal à Paraíba. Segundo ele, estados como Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia têm recebido maiores benefícios federais do que os demais no Nordeste.

 

Agência Senado
Fonte Agência Senado 04/03/2013 ás 20h

Compartilhe

Cícero Lucena defende suspensão de pagamento de dívidas de agricultores nordestinos