Cia. Focus dança Roberto Carlos, agora no Teatro Cacilda Becker (Rio)

Fonte FUNARTE 03/04/2013 às 21h

Cia. Focus dança Roberto Carlos, agora no Teatro Cacilda Becker (Rio)

 

Oito bailarinos executam coreografia assinada por Alex Neoral, ao som de "pot-pourri" com 72 canções do Rei

 O espetáculo de dança As canções que você dançou pra mim faz temporada no Teatro Cacilda Becker, da Funarte, de 4 a 14 de abril. Por ter sido selecionada para a programação do Ano do Brasil em Portugal pela Funarte, a montagem da Focus Cia. de Dança (RJ) se apresentará também na cidade do Porto, em Portugal nos dias 24 e 25 de maio, no Mosteiro de São Bento da Vitória.

O romantismo e a popularidade de Roberto Carlos, com seus poemas em forma de música, dão o tom da peça, coreografada e dirigido pelo bailarino, criador e professor carioca Alex Neoral. Neste trabalho recentemente incorporado ao repertório da Focus Cia. de Dança, quatro casais de intérpretes são embalados por um pot-pourri com nada menos que 72 composições de Roberto. Todas elas atravessaram as décadas de 60 a 90 marcando época, e hoje se consagram como clássicos da MPB.

O trabalho revisita sucessos presentes na vida de pessoas de todas as idades, gostos ou formações, como Detalhes, Outra Vez, Desabafo, Cama e Mesa, O Calhambeque, para citar alguns. As canções que você dançou para mim apresentou-se em Salvador (BA) e no interior de São Paulo, em março, e encerrou a Mostra Diálogos de Dança, projeto contemplado pelo edital de ocupação da Sala Renée Gumiel, no Complexo Cultural Funarte São Paulo, no final do mês.

Sobre Alex Neoral e a Focus Cia. de Dança – Em 1996, jovens estudantes de uma escola de dança carioca tomaram parte na primeira coreografia montada por um deles, Alex Neoral. Após inúmeras premiações em mostras, encontros e festivais competitivos, o grupo passa a Companhia e entra em cartaz, em 2000, com o seu primeiro espetáculo profissional, Vértice, no Teatro Cacilda Becker, da Funarte, no Rio de Janeiro. Logo depois, a Cia decide interromper temporariamente as atividades, mas ainda se encontra para pequenas criações como Por Partes, em 2002, e a reapresentação de trabalhos como Nada Além de um, Inter-cessão, até 2004. Neste período, muitos integrantes da Cia Focus original abandonaram o grupo, e a carreira. Em 2005, o espetáculo Quase uma, criado inicialmente como um solo para a bailarina para Carol Pires, impulsionou novamente a ideia de um coletivo criativo. Mais tarde, Quase uma ganhou mais tempo e cinco bailarinos no palco. Desde 2007, a Cia recebe apoio do Espaço SESC e do Centro de Artes Nós da Dança para a realização de ensaios. Com seus trabalhos, a Focus já se apresentou em dezenas de cidades brasileiras e em países como Alemanha, Panamá e França, onde participou da Bienal de Lyon, em 2010.

Alex Neoral iniciou seus estudos em dança no Rio de Janeiro, em 1994. Fez parte de companhias cariocas como Cia. de Dança Deborah Colker, Cia. Nós da Dança (Regina Sauer), Grupo Tápias (Giselle Tápias) e Cia Vacilou Dançou (Carlota Portella). Em 1997, fundou a Focus Cia. de Dança, onde iniciou a pesquisa de suas primeiras obras coreográficas. É professor de dança contemporânea do Centro de Artes Nós da Dança (RJ), e já ministrou aulas nos EUA e na Itália. É, também, o coreógrafo da comissão de frente da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense (RJ).

As canções que você dançou para mim
Espetáculo de dança
Com a Focus Cia. de Dança (RJ)

Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete nº 338
Largo do Machado – Rio de Janeiro (RJ)
Tel. (21) 2265-9933
danca@funarte.gov.br
Recomendação etária: livre | Duração: 55 minutos
Ingressos: R$10; meia-entrada: R$ 5. Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo – um ingresso por pessoa

Ficha técnica
Direção, concepção, coreografia: Alex Neoral | Direção de produção: Tatiana Garcias | Produção executiva: Paola Teles | Iluminação: Binho Schaeffer | Operação de luz: Phelipp Raposo e Pablo Cardoso | Criação e edição musical: Alex Neoral | Edição de som: Rodrigo Marçal | Figurinos e visagismo: André Vital | Ambientação cênica: Marcio Jahu | Confecção de figurinos: Jacira Garcias | Programação visual: Gabi Caspary | Técnico de palco: Wellison Rodrigues | Com: Alex Neoral, Carol Pires, Clarice Silva, Cosme Gregory, Lucas Nunes, Marcio Jahú, Marisa Travassos, Mônica Burity | Realização: Neoral Garcias Produções Artísticas

FUNARTE
Fonte FUNARTE 03/04/2013 ás 21h

Compartilhe

Cia. Focus dança Roberto Carlos, agora no Teatro Cacilda Becker (Rio)