Chuva e vento forte causam quatro mortes em Santa Catarina

Fonte Agência Brasil 19/11/2009 às 0h
As chuvas e os ventos fortes que atingiram o sul do país na madrugada de hoje (8) provocaram quatro mortes em Santa Catarina e estragos em residências de municípios do estado e do Rio Grande do Sul, de acordo com as coordenadorias de Defesa Civil locais.

As mortes ocorreram no município catarinense de Guaraciaba – o mais atingido pelas chuvas e  pelo vendaval –, onde 70% das casas foram danificadas e 64 pessoas ficaram feridas. Pela manhã, a prefeitura do município decretou calamidade pública. Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, com a ventania, os telhados de algumas residências chegaram a ser arremessados a uma distância de até 50 metros. O vento atingiu velocidade de mais de 100 quilômetros por hora em algumas cidades catarinenses.

Até a manhã de hoje pelo menos 23 municípios haviam informado a Defesa Civil dos estragos provocados pelo tempo. No total, 890 casas foram destelhadas, de acordo com os relatórios feitos até agora. Segundo o órgão, esse número tende a aumentar ao longo do dia. O mau tempo também deixou moradores de algumas cidades sem água e energia elétrica.

No Rio Grande do Sul, três municípios decretaram situação de emergência: Itaara, Victor Graeff e Frederico Westphalen. No total, 360 casas foram danificadas. Segundo a Defesa Civil do estado, o órgão não foi informado sobre nenhuma morte ou feridos nos municípios até o momento. Mantimentos, colchões, lonas e materiais de limpeza estão sendo enviados aos atingidos pelos estragos provocados pelo tempo.

Segundo a Defesa Civil, deve continuar chovendo na região durante toda a semana.
Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Chuva e vento forte causam quatro mortes em Santa Catarina