China se dispõe a promover diálogo entre Coréias

Fonte Ansa flash 20/03/2013 às 16h

A oferta foi pela pelo presidente chinês em um momento de forte tensão entre as duas Coréias

PEQUIM, 20 MAR (ANSA) - O presidente chinês, Xi Jinping, declarou hoje que Pequim está disponível para "promover o diálogo" entre a Coréia do Sul e a do Norte.

O Ministério das Relações Exteriores chinês informou que Xi manifestou sua disponibilidade em uma conversa telefônica com a presidente sul-coreana, Park Geun-hye.

"A paz e a estabilidade na península coreana são um interesse vital para o povo coreano e também para o povo chinês", disse Xi, que acrescentou como a China "está comprometida com a manutenção da paz e estabilidade e realizar a desnuclearização da península".

Para o presidente chinês, seu país "está pronto para fornecer a ajuda necessária para promover a reconciliação e a cooperação".

A declaração do líder chinês chega em um momento de forte tensão entre as duas Coréias. Hoje a Coréia do Sul informou que os principais bancos e meios de comunicação locais foram alvos de ataques informáticos. As autoridades estão investigando o possível envolvimento da Coréia do Norte no ataque.

A China é o único aliado da Coréia do Norte na região, fornecendo ajuda econômica maciça, mas mantém boas relações também com o governo de Seul.

Ansa flash
Fonte Ansa flash 20/03/2013 ás 16h

Compartilhe

China se dispõe a promover diálogo entre Coréias