Chef chocolatier espanhol Javier Guillén desenvolve receitas com linha Harald Melken Unique

Fonte Matéria Primma 04/04/2013 às 16h

O chef chocolatier Javier Guillén desembarcou da Espanha para desenvolver receitas e ministrar aulas com a Linha Harald Melken Unique no Brasil. Algumas das criações, além de serem preparadas com cacau fino 100% brasileiro, também levam ingredientes típicos da nossa gastronomia, como o Bolo com Cobertura de Chocolate e Dendê e o Bombom com Perfume de Coentro.

Javier desenvolveu o gosto pela gastronomia na adolescência quando trabalhou em uma pequena confeitaria no interior da Espanha. Encantado com a sua primeira experiência na cozinha, ingressou na Escuela Superior de Pastelería y Panadería de Madri e foi trabalhar no restaurante La Terraza Del Casino Madri, onde teve a oportunidade de trabalhar como assistente do chef Ferran Adrià.

Pouco depois, foi convidado para integrar a equipe de Oriol Balaguer - chef confeiteiro que exibe uma extensa lista de prêmios do setor -, em uma confeitaria de Barcelona. Em seguida, foi parar na cozinha do David Bouley, um dos mais badalados restaurantes de Nova Iorque com três estrelas Michelin.

De volta à Barcelona, trabalhou mais quatro anos com Oriol Balaguer e viajou ao redor do mundo fazendo demonstrações de confeitaria no México, Estados Unidos, Singapura e Japão.

Em 2005 atuou na cozinha do El Bulli, um dos melhores restaurantes do mundo, com três estrelas no guia Michelin.

De 2006 a 2007 trabalhou com Pierre Herme, considerado por muitos o melhor chef pâtisserie da atualidade, em Saint Sulpice, em Paris, e também na l’Ecole du Grand Chocolat at Tain L’Hermitage.

De 2007 a 2012, foi consultor de grandes empresas do segmento de chocolate na Espanha, Itália e em outros países da Europa.

"As receitas que fiz para a Harald são de muita inspiração brasileira, de sabores conhecidos no Brasil, de misturas de gostos com chocolate muito interessantes", declara Guillén.

O chef ressalta também a qualidade do cacau fino brasileiro. "Muitos produtores, como os de cacau baiano, por exemplo, tem um 'savoir-faire' que merece ser respeitado. Esse mesmo respeito a Harald está tendo com os fazendeiros de cacau, elaborando e transformando com eles as melhores favas de cacau para chegar a um produto ótimo, como é a linha Harald Melken Unique. Tenho certeza de que o mercado brasileiro vai aceitar bem os produtos, de uma qualidade realmente extraordinária".

Matéria Primma
Fonte Matéria Primma 04/04/2013 ás 16h

Compartilhe

Chef chocolatier espanhol Javier Guillén desenvolve receitas com linha Harald Melken Unique