Chapeuzinhos Coloridos

Fonte Central Press 21/03/2013 às 12h
Peça infantil do Festival de Teatro de Curitiba promete encantar crianças de todas as idades.
Azul, abóbora, verde, branco, preto e lilás: as cores dos chapeuzinhos das personagens revelam diferentes personalidades, enredos e desfechos para a história da garotinha que é surpreendida pelo lobo na floresta, no caminho da casa da vovózinha.
 
Sob a direção de Alex Wolf, o Grutun! Grupo de Teatro da UniBrasil, de Curitiba, adaptou a obra de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta e leva para a Rua das Flores, na capital paranaense, a peça Chapeuzinhos Coloridos, nos dias 6 e 7 de abril.
 
Interessante, diferente, divertida e até assustadora, Chapeuzinhos Coloridos é uma ótima pedida para conhecer a literatura infantil sob um outro aspecto e aguçar ainda mais a imaginação. “Muitas outras Chapeuzinhos podem ser imaginadas e inventadas a partir daí”, afirma Alex Wolf.
 
Segundo o diretor, as crianças da nova geração não aceitam mais pacotes fechados e limitados de cultura e conhecimento. “Chapeuzinhos Coloridos transforma uma história clássica em vários pontos de vista, para adultos e crianças com as mais diferentes histórias e visões de mundo”, revela.
 
Sem deixar de lado a fantasia, a peça aborda conceitos atuais, como preservação do meio ambiente, justiça, obesidade, ganância, solidão, morte, casamento, fofoca, e mostra que o tradicional final de “felizes para sempre” depende do ponto de vista. “As diferentes versões da Chapeuzinho convidam a plateia a inventar a própria maneira de ir pela estrada à fora”, finaliza o diretor.
 
O Festival de Teatro de Curitiba está na 22ª edição. Consagrado como o maior festival de teatro do País, ele traz para a capital paranaense mais de 400 espetáculos (32 na Mostra 2013 e 376 no Fringe), de 26 de março a 7 de abril.
 
ServiçoFestival de Teatro de Curitiba
Chapeuzinhos Coloridos
Grutun! Grupo de Teatro da UniBrasil
Direção: Alex Wolf
Elenco: Everton Ramos, Fabiana Melatte, Fran Pires, Joana Winggers, Paty Lara, Nicole Tomacheski.
Datas: 6 de abril, às 11h
7 de abril, às 14h
Local: Largo da Ordem - Relógio das Flores (centro histórico de Curitiba)
Entrada: gratuita
 
 
Sobre o Grutun!O Grutun! Grupo de Teatro da UniBrasil foi fundado pelo jornalista e professor Victor Folquening, no final de 2006, com a intenção de aproximar as atividades artísticas aos estudantes dos diversos cursos da instituição. Dirigido pelo ator, diretor, cantor lírico e produtor Alex Wolf, o grupo tem no currículo mais de 15 espetáculos e plateias ilustres, como Ariano Suassuna. O Grutun! assume desde o batismo, com o ponto de exclamação como sinalizador, a vocação protagonista. Fazer pensar, despertar amor pelo teatro, dar o primeiro passo para a formação de atores, estimular a leitura da grande literatura, participar em trotes solidários, formar plateia, ampliar a cultura são alguns dos objetivos da UniBrasil com o Grutun!. “Não é um pequeno grupo de teatro de estudantes, é um grupo de estudantes que faz teatro com paixão e seriedade, voltado à expansão do conceito de cidadania”, afirma Alex Wolf. Na edição 2013 do Festival de Teatro de Curitiba, o Grutun! participa com a apresentação de seis peças: Chapeuzinhos Coloridos, Ópera Popular – Highlights, Ópera Popular - L´Amico Fritz de Mascagni, Romanceiro da Inconfidência, Uno e Vai e Vem do Bem.

Sobre a UniBrasilFundada em 2000, por professores doutores da Universidade Federal do Paraná, a UniBrasil (Faculdades Integradas do Brasil) possui mais de 7 mil alunos em cursos de graduação, pós-graduação e mestrado. Além de excelência na formação, com corpo docente altamente qualificado (75% dos professores com títulos de mestre ou doutor), a UniBrasil promove o incentivo ao esporte (com a manutenção de equipes e bolsas de estudo aos atletas), à globalização (com programas de intercâmbio e bolsas internacionais), à sustentabilidade (com ações sustentáveis e adesão ao Global Compact da ONU), à cultura (com o grupo de teatro Grutun!) e à pesquisa (com uma biblioteca com mais de 100 mil volumes e investimento em publicações). Com 150 mil metros quadrados, o campus das Faculdades Integradas do Brasil está localizado no bairro do Tarumã, na capital paranaense. A infraestrutura moderna oferece aos alunos estacionamento amplo, complexo esportivo com academia, quadra poliesportiva, piscina, modernos laboratórios de informática e Clínicas de Saúde (com atendimento gratuito à comunidade).

 
 
Central Press
Fonte Central Press 21/03/2013 ás 12h

Compartilhe

Chapeuzinhos Coloridos