Chanceler argentino chega ao México para discutir relações bilaterais

Fonte Ansa Flash 19/11/2009 às 0h
O chanceler argentino, Jorge Taiana, acompanhado de uma comitiva de deputados e 56 empresários do país, chega hoje ao México para uma visita de objetivos políticos e comerciais.

Cerca de 300 rodadas de negócios estão agendadas para os três dias da missão. A Argentina ocupa o quinto lugar entre os principais parceiros comercias do México da América Latina, e esta visita "é uma oportunidade de continuar o desenvolvimento da relação bilateral", declarou Taiana, citado pela agência Télam.

Os setores da economia representados nos encontros são informática, metalurgia, turismo, biotecnologia, cosmética e perfumaria, alimentícia, têxtil, editorial, indústria petroleira, naval, eletrodomésticos, vinícola e cinema.

Na manhã desta segunda-feira, o ministro abre o "Seminário de Oportunidades de Negócios e Investimentos Argentina-México" em um hotel do Distrito Federal mexicano, onde os empresários de ambos países devem iniciar as rodadas comerciais. Durante a tarde, ele vai ao Senado, acompanhado pelos membros da delegação legislativa.

Amanhã, Taiana se encontrará com a chanceler mexicana, Patrícia Espinosa, para falar da agenda bilateral e também da crise em Honduras. Os dois estão na missão ministerial da Organização dos Estados Americanos (OEA), que deve ir Tegucigalpa esta semana em busca de uma solução à crise institucional desse país.

No último ano, Argentina e México firmaram oito acordos comerciais. As exportações argentinas ao território mexicano já chegam a US$ 1,3 milhão e o comércio bilateral triplicou entre 2003 e 2008, durante os governos de Cristina e Néstor Kirchner.
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Chanceler argentino chega ao México para discutir relações bilaterais