CFN pesquisa o conhecimento sobre orgânicos e agrotóxicos

Fonte Conselho Nacional de Nutricionistas - EcoAgência 17/05/2012 às 20h

CFN pesquisa o conhecimento sobre orgânicos e agrotóxicos

 enquete do Conselho Federal de Nutricionistas que aborda questões desde a produção à comercialização de alimentos, não é restrita ao nutricionista ou ao técnico.

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), em parceria com os Conselhos Regionais de Nutricionistas (CRNs), realiza uma pesquisa em forma de enquete de opinião sobre os Alimentos Orgânicos e os Agrotóxicos. A pesquisa, que perpassa diversas questões da produção e comercialização de alimentos, não é restrita ao nutricionista ou ao técnico.

A produção de alimentos orgânicos vem crescendo no Brasil. Estes produtos, cultivados sem a utilização de pesticidas, fertilizantes e agrotóxicos, podem ser considerados produtos saudáveis. A produção orgânica está conectada com a atenção ao meio ambiente e à preservação dos recursos naturais.
Por outro lado, os agrotóxicos são produtos químicos que podem agredir o ser humano e os recursos naturais. No Brasil, o consumo de agrotóxicos é grande. Dados do Jornal O Globo mostram que, em 2010, “o Brasil utilizou cerca de 1 bilhão de litros de agrotóxico, em um negócio que movimentou mais de sete bilhões de dólares.”
Para a Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA), os agrotóxicos que apresentam alto risco para a saúde da população são utilizados no Brasil sem levar em consideração a existência ou não de autorização do Governo Federal para o uso em determinado alimento. Esta é uma constatação do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) divulgados pela ANVISA. Outro dado preocupante é apontado pelo Ministério da Saúde, que “no Brasil, a segunda maior causa de intoxicação depois de medicamentos é por agrotóxicos".
Para participar dessa pesquisa acesse aqui.
Conselho Nacional de Nutricionistas - EcoAgência
Fonte Conselho Nacional de Nutricionistas - EcoAgência 17/05/2012 ás 20h

Compartilhe

CFN pesquisa o conhecimento sobre orgânicos e agrotóxicos