Cerimônia no Paraná marca conclusão das obras da Hidrelétrica de Mauá

Fonte Agência Brasil 19/11/2009 às 0h
Uma cerimônia na tarde de hoje (1º), no município de Telêmaco Borba, marcará a conclusão da primeira etapa da instalação da Usina Hidrelétrica Mauá, obra que faz parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal no Paraná. A hidrelétrica, orçada em R$ 1,2 bilhão, pertence ao Consórcio Energético Cruzeiro do Sul, parceria entre a Copel (51% de participação) e a Eletrosul Centrais Elétricas (49%).

O secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, e o governador do Paraná Roberto Requião participam da solenidade em que será aberto o acesso aos túneis para onde o rio será desviado temporariamente. De acordo com o Consórcio, este procedimento é necessário para a limpeza, escavação e regularização do trecho do leito do rio onde será erguida a barragem.

O barramento ficará na região do Salto Mauá – 600 metros rio acima da Usina Presidente Vargas. A previsão é de que a Usina Mauá entre em operação comercial em 2011 com potência instalada de 361 megawatts, o suficiente para abastecer uma cidade com 1 milhão de habitantes.
Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Cerimônia no Paraná marca conclusão das obras da Hidrelétrica de Mauá