CEPTA/ICMBio recebe visita de alunos da USP e FATEC

Fonte Comunicação ICMBio 03/05/2013 às 9h

alunos pesquisa cepta prontaBrasília - O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais (CEPTA/ICMBio), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), recebeu visita de duas instituições universitárias recentemente. Estiveram na sede do Centro, em Pirassununga (SP), estudantes dos cursos de técnico em agronegócio da Faculdade de Tecnologia Mococa (Fatec Mococa) e dos cursos de zootecnia, biossistemas, medicina veterinária e engenharia de alimentos da Universidade de São Paulo (USP), campus Pirassununga.

Em ambas as visitas, os alunos guiados pelo analista ambiental Rogério Garcia, tiveram a oportunidade de conhecer as atividades de pesquisa e conservação dos peixes continentais do Brasil, além de assistirem palestras, ministradas pela analista Izabel Boock, sobre os Planos de Ação, desenvolvidos pelo ICMBio e parceiros.

Após esse primeiro contato, os estudantes tiveram uma palestra sobre noções de biologia de peixes e estudos de caso que foi proferida pela analista Rita de Cássia. Na ocasião, também puderam entrar em contato direto com estagiários e pesquisadores de instituições parceiras que atuam no CEPTA/ICMBio, onde puderam vivenciar e trocar informações acadêmicas.

Os alunos assistiram aulas práticas elaboradas pelo coordenador do Centro, Júlio Aguiar, e pelo analista ambiental Francisco Neo. Eles entraram em contato com as atividades desenvolvidas nos laboratórios, nos tanques e nas estufas onde puderam conhecer de perto alguns exemplares de peixes da nossa fauna brasileira e as enfermidades as quais os peixes estão expostos.

Vista da Polícia Ambiental

visita policia militar ambiental cepta prontaNo mês passado, a Polícia Militar Ambiental de São Paulo, por meio do capitão Marco Aurélio Venâncio, possibilitou aos seus alunos de especialização uma visita técnica de campo ao CEPTA/ICMBio. O capitão destacou a importância do Centro na geração de conhecimento especializado em peixes e no consequente uso desses dados para auxílio na fiscalização dos recursos pesqueiros. Ainda lembrou que a turma era a 23ª do Curso de Formação de Agentes de Fiscalização Ambiental que visitava o centro especializado administrado pelo ICMBio.

O grupo de 35 pessoas foi guiado pelo coordenador do núcleo de educação ambiental e pelo analista ambiental Rogério Garcia que destacou as atividades em educação ambiental realizadas e os conduziu na visita às dependências do CEPTA/ICMBio. Nos laboratórios do Centro, o analista Cláudio Boock demonstrou o funcionamento de aspectos ecológicos e reprodutivos dos peixes e após esta atividade, finalizando a visita, o coordenador de pesquisa Júlio Cenzi proferiu uma aula prática de laboratório sobre parasitologia de peixes e suas consequências econômicas e ambientais.

O CEPTA recebe visitas de segunda a sexta das 8h30 às 17h30, com agendamento necessário junto a Coordenadoria Geral no e-mail: cepta.sp@icmbio.gov.br O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou telefone: (19) 3565-1299.


Comunicação ICMBio
Fonte Comunicação ICMBio 03/05/2013 ás 9h

Compartilhe

CEPTA/ICMBio recebe visita de alunos da USP e FATEC