Centro inicia operação Barreira IX com sucesso

Fonte Ascom do CLBI. 14/03/2013 às 17h
O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), localizado em Parnamirim (RN), lançou, às 15h desta quarta-feira (13), um Foguete de Treinamento Básico (FTB). O lançamento faz parte da Operação Barreira IX, a primeira do ano.

 

O voo ocorreu exatamente como esperado. Com duração de 2 minutos e 45 segundos, o foguete alcançou 17 quilômetros e teve apogeu de 32 quilômetros. Ao todo, 648 servidores do CLBI foram envolvidos na operação.

“O lançamento foi um sucesso. Os parâmetros foram alcançados e já estamos prontos para as próximas missões previstas em nosso calendário operacional”, afirmou o coordenador geral da operação, Claudio Silva Braga.

O lançamento havia sido anunciado no dia 5 de março. Segundo Braga, o objetivo da operação é manter a capacitação dos recursos humanos e os meios operacionais, além de obter a qualificação e a certificação do foguete, cumprindo as metas do Programa Nacional de Atividades Espaciais.

Também participam da Operação Barreira IX a Agência Espacial Brasileira (AEB), o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, o Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta III), o Instituto de Fomento Industrial (IFI), o 3º Distrito Naval, o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e a Avibras.

 

Ascom do CLBI.
Fonte Ascom do CLBI. 14/03/2013 ás 17h

Compartilhe

Centro inicia operação Barreira IX com sucesso