Centro de Tecnologia Mineral comemora 35 anos de fundação

Fonte Ascom do Cetem 19/04/2013 às 9h
O Centro de Tecnologia Mineral (Cetem/MCTI) celebra nesta quinta-feira (18) 35 anos de fundação, tendo como política institucional transformar-se na referência em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em tecnologia mineral e ambiental.

 

Segundo o diretor do órgão, Fernando Lins, o Cetem prevê investir, nos próximos cinco anos, aproximadamente R$ 40 milhões em PD&I, com recursos do setor público e de empresas. Para este ano, está prevista ano a inauguração do primeiro Núcleo Regional do centro, em Cachoeiro do Itapemirim (ES), principal polo brasileiro de produção de rochas ornamentais.

Estreitar a sintonia com planos governamentais de mineração, agregar valor à cadeia produtiva do setor e intensificar a atuação junto à Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), integram as metas para os próximos anos.

O alinhamento institucional, explicou Lins, se dará também com o Plano Nacional de Mineração 2030, do Ministério de Minas e Energia (MME), e com a política industrial do Plano Brasil Maior, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Lins ressalta que o Cetem é o único instituto de pesquisa do país focado nas tecnologias de processos produtivos e ambientais de setores econômicos importantes para o Brasil, como a mineração e a metalurgia, que respondem por 4% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e por 25% de nossas exportações.

Segundo ele, o centro deve estar preparado para atender às demandas tecnológicas das grandes e médias empresas e democratizar o acesso à inovação tecnológica, incluindo as micro e pequenas empresas em suas ações. Juntas, elas representam cerca de 70% das mineradoras do país, cujo desenvolvimento técnico, ambiental e gerencial comporta um grande espaço para melhorias.

Leia mais.

 

 

Ascom do Cetem
Fonte Ascom do Cetem 19/04/2013 ás 9h

Compartilhe

Centro de Tecnologia Mineral comemora 35 anos de fundação