Centro de Lançamento de Alcântara celebra 30º aniversário

Fonte Ascom do CLA 07/03/2013 às 18h
Para celebrar os 30 anos de existência do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), a unidade da Força Aérea no Maranhão realiza uma série de atividades neste mês de março. A programação conta com concertos e apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como a esquadrilha da fumaça.

 

A demonstração ocorre no próximo dia 27, às 16 horas, na Avenida Litorânea, em São Luís, e contará com uma série de 55 acrobacias de alta performance.

Na cerimônia militar alusiva ao aniversário do centro, realizada na última segunda-feira (4), o coronel Demétrio reafirmou o papel estratégico da unidade no atual contexto do Programa Nacional de Atividades Espaciais (Pnae) e ressaltou a importância do centro, que permitiu ao país ampliar as atividades relacionadas ao setor aeroespacial.

Nos próximos anos a programação dos Projetos de Acesso ao Espaço vitais ao Pnae e que envolvem engenhos como o Veículo Lançador de Satélites, o Veículo Lançador de Microssatélites e o foguete ucraniano Cyclone 4 contarão com participação direta do CLA.

Criado por meio do decreto federal nº 88.136, de 01º de março de 1983, o centro tem por missão executar as atividades de lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais e de coleta e processamento de dados de suas cargas úteis, bem como a execução de testes e experimentos de interesse do Comando da Aeronáutica, relacionados com a política nacional de desenvolvimento aeroespacial.

Leia mais.

 

 

Ascom do CLA
Fonte Ascom do CLA 07/03/2013 ás 18h

Compartilhe

Centro de Lançamento de Alcântara celebra 30º aniversário