Centro de Atenção Psicossocial de Samambaia comemora 4 anos

Fonte Agência Brasília 19/08/2014 às 21h


Unidade, que realiza cerca de 1.560 procedimentos mensais, tem programação especial nesta terça (19)

BRASÍLIA (19/8/14) – O Centro de Atenção Psicossocial (Capas III) de Samambaia completa quatro anos de funcionamento nesta terça-feira (19). Para comemorar a data, a unidade preparou uma programação especial a partir das 14h.



A festa de aniversário contará com a participação de movimentos culturais e comunitários de Samambaia, como a Associação Imaginário Cultural e o Grupo Ascabum, da Assistência Social Casa Azul. Serão realizadas várias apresentações de talentos de usuários do Caps, além do oferecimento de lanche comunitário, organizado com os usuários do serviço.



"Essa comemoração marca nossos quatro anos de funcionamento e dedicação como o primeiro serviço de saúde mental da Regional de Samambaia, bem como a conquista de um espaço físico definitivo, o primeiro no país construído a partir de planta especialmente pensada para as necessidades do serviço", enfatizou a gerente do Caps, Laila Melo Dantas.



A unidade, destinada ao atendimento de pessoas adultas com sofrimento psíquico grave, funciona na Quadra 302, Conjunto 05, Centro Urbano de Samambaia, ao lado da Clínica da Família. São atendidos, em média, 60 usuários por dia em diversas atividades. Até o momento, o Caps conta com 1.395 prontuários ativos e realiza cerca de 1.560 procedimentos mensais.



A equipe é constituída por profissionais como assistente social, enfermeiro, técnicos de enfermagem, psicólogos, terapeuta ocupacional e psiquiatras.



ASSISTÊNCIA - O processo de reabilitação psicossocial e de reinserção social é realizado por meio de grupos psicoterápicos e de apoio, acompanhamento medicamentoso, atendimentos individuais e de familiares, oficinas de expressão e produção, como trabalhos manuais, reciclagem, ioga, grupo de teatro, oficinas de inclusão pelo trabalho e bijuterias, entre outros.



Além da assistência direta aos pacientes, a unidade atua, também, com ass Equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) para discussão e acompanhamento de casos identificados no território de atuação.



O acesso dos usuários é feito por meio de acolhimento e avaliação psicossocial, conforme demanda espontânea, encaminhamentos das unidades da rede de saúde e de outras entidades socioassistenciais e, também, por encaminhamento de outros serviços de saúde mental.
Agência Brasília
Fonte Agência Brasília 19/08/2014 ás 21h

Compartilhe

Centro de Atenção Psicossocial de Samambaia comemora 4 anos