Centro de Alcântara realiza lançamento de foguete de treinamento

Fonte Ascom da AEB 24/05/2013 às 8h

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou, com sucesso, nesta quarta-feira (23), o lançamento do Foguete de Treinamento Básico (FTB), dentro das atividades da Operação Falcão I/ 2013.

 

A operação, iniciada na segunda-feira (21), teve por objetivo efetuar o lançamento e o rastreio do veículo de treinamento, com a finalidade de realizar o treinamento operacional do Centro de Lançamento, bem como, a obtenção de dados para a qualificação e a certificação do foguete.

O foguete seguiu conforme os parâmetros previstos para este tipo de operação. Foi lançado às 14h29 e voou 167,8 segundos até atingir a área de impacto determinada. O veículo atingiu 31,8 quilômetros de altitude máxima em apenas 76 segundos de voo. Do local de lançamento até a dispersão no oceano, o FTB percorreu 18,01 quilômetros em linha reta.

A Operação Falcão I/ 2013 envolveu 100 servidores do CLA e do departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial e contou, também, com a participação da equipe de Alcântara do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), responsável pela recepção de dados do veículo lançado. Na operação, foram testados pela primeira vez dois novos sistemas um de controle operacional e disparo e outro de interfonia para contato entre as equipes.

O lançamento foi acompanhado por 30 alunos e professores da Escola Caminho das Estrelas, situadas nas dependências do Centro e responsável por ministrar o ensino fundamental regular aos dependentes do efetivo civil e militar da unidade, além de atender à comunidade alcantarense. O próximo lançamento será de um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI), em junho, durante a Operação Águia I/ 2013.

Operação Falcão I/ 2013

Horário de lançamento: 14h29 (horário local)

Apogeu (altitude máxima): 31,8 km

Tempo do apogeu: 76seg

Distância percorrida do local de lançamento até área de impacto: 18,1 km

Tempo total de voo: 167,8 km

 

 

Ascom da AEB
Fonte Ascom da AEB 24/05/2013 ás 8h

Compartilhe

Centro de Alcântara realiza lançamento de foguete de treinamento