Central de atendimento vai monitorar casos suspeitos de gripe suína em Curitiba

Fonte Agência Brasil 19/11/2009 às 0h

A partir de hoje (7), em Curitiba, todos os pacientes suspeitos de contrair a influenza A (H1N1) – gripe suína, que  forem orientados a dar prosseguimento ao tratamento médico em casa,  serão monitorados por um serviço de call center  inédito no país,  criado pela prefeitura municipal.

O vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Luciano Ducci, explicou que a central de atendimento não atenderá diretamente a população. Ela é exclusiva da secretaria, composta por profissionais da saúde, médicos, enfermeiros que vão telefonar para as pessoas que foram atendidas nas 24, 48 horas anteriores e avaliar a evolução da doença. Será verificado se o paciente permanece com febre, tosse e complicações respiratórias. Os médicos, de acordo com o secretário, farão principalmente um reforço na orientação da prevenção da doença.

O objetivo é que, sem a necessidade de exposição para nova avaliação clínica, tanto a saúde desses pacientes quanto do público em geral sejam preservadas.

A central telefônica faz parte das recentes medidas anunciadas  pela Prefeitura de Curitiba para enfrentar a nova gripe. Na capital, foram registradas até agora 14 das 25 mortes ocorridas no estado. Dos 601 casos confirmados no Paraná, mais da metade (383) é de Curitiba.

Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 19/11/2009 ás 0h

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Central de atendimento vai monitorar casos suspeitos de gripe suína em Curitiba