Cecav/ICMBio prepara oficinas para o PAN Cavernas do São Francisco

Fonte Comunicação ICMBio 09/03/2013 às 3h

Brasília  - O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), prepara três oficinas participativas que irão contribuir para a implementação do Plano de Ação Nacional para a Conservação do Patrimônio Espeleológico nas Áreas Cársticas da Bacia do Rio São Francisco – PAN Cavernas do São Francisco. Diversos especialistas irão discutir questões relacionadas às orientações para conservação do patrimônio espeleológico brasileiro.

A primeira reunião está prevista para acontecer entre os dias 15 e 18 de abril, em Belo Horizonte (MG), e terá como foco estabelecer diretrizes e orientações básicas para a definição de limites da área de influência de cavidades naturais subterrâneas, visando subsidiar os processos de licenciamento ambiental, atendendo ao objetivo específico do Plano, voltado ao aperfeiçoamento de instrumentos normativos associados à conservação do patrimônio espeleológico.

A segunda oficina também ocorrerá em Belo Horizonte, durante os dias 13 e 17 de maio e terá dois objetivos: revisar o documento que orienta a elaboração de planos de manejo espeleológicos e elaborar, por meio de critérios definidos na oficina, uma lista de cavernas com uso e/ou potencial turístico. Esse evento irá atender ao objetivo específico do PAN referente a estruturação do uso turístico de cavernas na região de abrangência do PAN Cavernas do São Francisco e, ainda, da regulamentação do uso sustentável das cavernas turísticas, a partir do fortalecimento da articulação e integração de esforços entre iniciativa pública, privada e sociedade civil.

O último encontro será realizado em Brasília, de 10 a 14 de junho, com o intuito de estabelecer focos e metas de conservação na elaboração do mapa de áreas prioritárias para conservação do patrimônio espeleológico. Essa é uma das ações do objetivo específico do PAN que está relacionado à criação e manutenção de áreas protegidas para a conservação.

Comunicação ICMBio
Fonte Comunicação ICMBio 09/03/2013 ás 3h

Compartilhe

Cecav/ICMBio prepara oficinas para o PAN Cavernas do São Francisco