Ceará: conheça as belezas da Costa do Sol Poente

Fonte Blog do Turismo / Governo do Estado do Ceará 06/08/2014 às 21h
O Ceará é um dos menores estados do Brasil, mas possui cerca de 580 km de litoral. Considerado um dos principais roteiros turísticos cearense, a Costa do Poente encanta por suas belas dunas, falésias, lagoas e lagunas, que dão o charme característico da região.

Os atrativos do passeio começam já em Icaraí, Tatuba e Pecém, ainda Região Metropolitana de Fortaleza, e continuam em Cumbuco, local que reúne condições perfeitas para a prática de esportes náuticos, seguindo por Taíba, Paracuru, Lagoinha, Fleixeiras, Mundaú, Baleia e Almofala.

O pôr do sol é um dos mais belos espetáculos da natureza na região e merece ser compromisso obrigatório nas agendas dos visitantes. O fim de tarde deve ser conferido em uma das praias mais bonitas do mundo, a famosa praia de Jericoacoara, que oferece águas transparentes e pedras esculturais.

Com paisagens dignas de pinturas, compostas por jangadas e coqueiros, as praias de São Gonçalo oferecem diversas minas de água doce. Em Trairi, a atração é um passeio de catamarã pelo rio, que leva o visitante a praias ideais para mergulho, como a enseada de Mundaú.

E para fechar com chave de ouro, um passeio de buggy em Camocim, passando claro pela Ilha do Amor. Certamente o visitante terá a garantia de encontrar um cenário indescritível e paisagens sem igual no mundo.

Praia do Cumbuco

Localizada no município de Caucaia, a praia do Cumbuco, a 28 km de Fortaleza, é uma das primeiras paradas da Costa do Sol Poente para as emocionantes experiências que somente as praias do Ceará podem oferecer. À beira-mar, estão ancoradas jangadas para levar para um passeio pelo mar.

Para dar um tom de aventura à viagem, a melhor opção é alugar um buggy com guia e conhecer as inúmeras dunas ao redor da praia. Há, no entanto, uma pergunta a ser respondida antes de se começar a explorar o mar de areia a bordo do buggy: "com ou sem emoção?". Independente da escolha, não faltarão belezas naturais. É preciso, no entanto, procurar profissionais que sejam cadastrados na associação local.

Uma das atrações mais famosas do Cumbuco fica entre as dunas, a Lagoa do Banana, onde o visitante pode aproveitar diversas opções de lazer na água, como passeios de caiaque, lanchas e banana-boat.

Embora o Cumbuco continue sendo uma pequena vila, o visitante pode encontrar serviços de diversas categorias e preços, entre restaurantes, hotéis e pousadas.

O acesso ao local é feito pelas CE-085 e CE-090, ou seguindo as avenidas e estradas costeiras a partir de Fortaleza. Linhas de ônibus regulares e vans de agências especializadas também levam o turista até a praia.


Blog do Turismo / Governo do Estado do Ceará
Fonte Blog do Turismo / Governo do Estado do Ceará 06/08/2014 ás 21h

Compartilhe

Ceará: conheça as belezas da Costa do Sol Poente