CE vota projeto que torna orientação vocacional obrigatória

Fonte Agência Senado 14/04/2013 às 9h

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) examina na próxima terça-feira (16), em reunião marcada para as 11h, projeto de lei (PLS 228/2012) estabelecendo que no último ano do ensino fundamental e durante todo o ensino médio os alunos contarão, obrigatoriamente, com orientação vocacional oferecida por profissionais especializados, para subsidiá-los na escolha de cursos profissionais no ensino médio e na educação superior.

 
De autoria do senador Cyro Miranda (PSDB-GO), o projeto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). O relator da matéria na CE, senador Alvaro Dias (PSDB-PR) apresentou voto favorável à aprovação, com emenda que ampliou seu alcance. O projeto será votado na CE em decisão terminativa,
Em sua justificativa, Cyro Miranda manifesta sua expectativa de que tais inovações possam contribuir para ampliar as oportunidades de inserção de jovens no mundo do trabalho, conferindo maior qualidade ao ensino médio.

“Esperamos também que a medida tenha reflexo na própria educação superior, onde servirá à redução de vagas desperdiçadas em razão de escolhas equivocadas”, argumenta o senador.

Fies

A CE vota ainda, em decisão terminativa, o projeto de lei (PLS 124/2007) que concede desconto em financiamentos contratados com recursos do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), nos casos em que os estudantes tiverem quitado 75% das prestações sem atrasos.

 

Agência Senado
Fonte Agência Senado 14/04/2013 ás 9h

Compartilhe

CE vota projeto que torna orientação vocacional obrigatória