CE vai debater projeto que obriga médico formado com recurso público a trabalhar em cidade pequena

Fonte Agência Senado 12/03/2013 às 15h

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira (12) requerimento para realização de audiência pública para discutir o PLS 168/2012, que obriga médicos que tiverem seus cursos de graduação custeados com recursos públicos, tanto em instituições públicas como privadas, a trabalhar em municípios pequenos ou localidades carentes de grandes cidades, por pelo menos dois anos.

O requerimento propondo o debate foi apresentado pelos senadores Paulo Paim (PT-SP), relator da matéria na CE, e Ataídes Oliveira (PSDB-TO). O projeto, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), institui o chamado exercício social da profissão.

Na reunião desta terça-feira, os senadores também aprovaram requerimento para realização de audiência pública com a professora Jonilda Alves e dez de seus alunos da cidade de Paulista, no sertão da Paraíba. Os estudantes conquistaram medalhas, sendo cinco de ouro, na Olimpíada Brasileira de Matemática.

Conforme os autores do requerimento, João Capiberibe (PSB-PB) e Vital do Rego (PMDB-PB), a conquista das medalhas é um “feito inesperado”, por se tratar de alunos “de uma pequena cidade no sertão nordestino, sem infraestrutura educacional, onde as aulas noturnas acontecem na casa da professora”, tendo os ganhadores “desbancado alunos de escolas tradicionais de grandes centros urbanos”.

 

Agência Senado
Fonte Agência Senado 12/03/2013 ás 15h

Compartilhe

CE vai debater projeto que obriga médico formado com recurso público a trabalhar em cidade pequena