CBPF reinicia ciclo de colóquios com palestra de José Mariano Gago

Fonte Ascom do CBPF 05/03/2013 às 17h

O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI) reinicia nesta terça-feira (5) o seu ciclo de colóquios com palestra do professor José Mariano Gago, que falará sobre a expansão da ciência no mundo.

 

O encontro ocorre às 16 horas, no Auditório Ministro João Alberto, localizado à Rua Xavier Sigaud, 150, bairro da Urca, Rio de Janeiro. A programação do ciclo de colóquios é semanal e aberta ao público.

Engenheiro elétrico de formação, Gago preside o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, de Portugal. Concluiu o doutorado com o professor Roberto Salmeron, em tese desenvolvida na Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (Cern, na sigla em inglês), entidade da qual participou como membro do conselho, no período de 1985 a 1990.

Foi ministro para a Ciência e Tecnologia do governo de Portugal em dois períodos: de 1995 a 2002 e de 2005 a 2011. Na década de 80 a 90, o professor desempenhou um papel muito importante no estímulo à formação de grupos brasileiros na Cerb.

O CBPF é uma unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e tem por missão realizar pesquisa básica em física e desenvolver suas aplicações, atuando como instituto nacional de física do ministério. Mais informações podem ser obtidas pelo site do instituto.

Ascom do CBPF
Fonte Ascom do CBPF 05/03/2013 ás 17h

Compartilhe

CBPF reinicia ciclo de colóquios com palestra de José Mariano Gago