Caxias começa a demolir casas irregulares em terreno contaminado por pesticida

Fonte Agência Brasil 09/05/2013 às 15h

Rio de Janeiro - A prefeitura de Duque de Caxias começou hoje (9) a demolir casas construídas irregularmente na Cidade dos Meninos, terreno da União que está contaminado pelo pesticida BHC, popularmente conhecido como pó de broca. Inicialmente, apenas as casas não ocupadas serão demolidas. As pessoas que vivem atualmente no local serão cadastradas e permanecerão nas casas até que novas moradias fiquem prontas.

O prefeito Alexandre Cardoso estima que 750 famílias estejam morando ou construindo no terreno, algumas delas com criação de gado e cavalos.

Na área mais povoada, vivem cerca de 150 famílias, que moram há oito meses no local, e há 400 casas em construção. Os moradores serão transferidos para um conjunto do Programa Minha Casa, Minha Vida no bairro de Nossa Senhora do Carmo. As primeiras moradias devem ser entregues em junho, mas só poderá recebê-las quem tiver renda até três salários mínimos.

A prefeitura e o governo federal estão estudando formas de descontaminar o terreno, que tem 19 milhões de metros quadrados. Na década de 60, o governo produziu pesticidas em pavilhões do complexo, que se chamava Cidade dos Meninos por ter abrigado um orfanato.

Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 09/05/2013 ás 15h

Compartilhe

Caxias começa a demolir casas irregulares em terreno contaminado por pesticida