Casa Brasil completa uma semana de portas abertas

Fonte Ministério do Turismo 13/08/2016 às h

A Casa Brasil completou uma semana de funcionamento, nessa sexta-feira (12), com um número impressionante:  ultrapassou a marca de 100 mil visitantes em apenas sete dias. A previsão inicial era de receber cerca de 10 mil pessoas por dia. O sucesso pode ser explicado pela variedade de atrações no local que reúne elementos do folclore, gastronomia, música e arte do país.

“A Casa Brasil de fato representa uma oportunidade de vivenciar todas as regiões brasileiras além de ser um importante local para a realização de negócios. A mensagem que a Casa pretende passar a todos os visitantes – sejam eles brasileiros ou estrangeiros – é de valorização do país e de todas as suas riquezas e manifestações culturais”, afirmou Jun Yamamoto, Diretor de Planejamento do Ministério do Turismo.

Até o próximo dia 18, os visitantes, por meio de uma programação interativa e gratuita, terão a oportunidade de vivenciar um pouco do país e conhecer a riqueza que tanto encanta os turistas. Os estados brasileiros também estão marcando presença na Casa Brasil com muito samba, roda de violeiros, grupos folclóricos, degustação de vinhos, cafés e cachaças e artesanatos de todas as partes do país.

A oficina de percussão está entre as atividades que fazem sucesso entre os visitantes. Em sua primeira viagem ao Brasil, a turista britânica Andrea Caldwell participou com o marido e os dois filhos, de 9 e 12 anos, de uma oficina de percussão e samba. “Estou há três horas na Casa Brasil e achei tudo incrível. Apesar de visitarmos apenas o Rio de Janeiro, a Casa consegue apresentar bem a diversidade e cultura do país”, comentou.

EXPOSIÇÃO MAIS COLORIDA – A exposição Patrimônio Imaterial Brasileiro – A Celebração Viva da Cultura dos Povos, organizada pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), é um dos destaques da Casa. O visitante pode conhecer os 38 bens culturais imateriais do Brasil reconhecidos pelo Instituto, dos quais cinco já foram declarados pela UNESCO Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

EXPOSIÇÃO MAIS ACESSÍVEL – Batizada de Um Tour pelo Brasil, a exposição permite que o visitante, dentro do espaço de 60 metros quadrados, selecione – por meio de uma mesa interativa - o estado que deseja conhecer para assistir ao vídeo da passagem da Tocha Olímpica pela região. As imagens foram selecionadas dentre de um banco de mais 7,5 mil fotos e mais de 440 horas de cobertura jornalística do revezamento da chama olímpica pelo país. Totalmente acessível, a exposição conta com rampa de acesso a cadeirantes e piso tátil para facilitar a locomoção. Para os visitantes com deficiência auditiva, o espaço conta com um aparelho de som com a áudio-descrição da mostra.

EXPOSIÇÃO MAIS ANIMADA – As músicas, danças e pratos típicos das festas de São João estão em destaque na Casa Brasil, com a exposição Brasil Junino desenvolvida pelo Ministério do Turismo em parceria com o Instituto Brasileiro de Integração – Cultura, Turismo e Cidadania.  A ideia é promover o São João como produto turístico, apresentando a diversidade de atrativos de uma das maiores manifestações culturais do país. Durante o dia, os visitantes podem apreciar algumas apresentações musicais típicas de uma das mais importantes festas regionais do país.

EXPOSIÇÃO MAIS INCLUSIVA – No projeto “Experimentando Diferenças”, os visitantes podem aproveitar a arena de 180 metros quadrados para experimentação gratuita de cinco modalidades de esportes adaptados: corrida em cadeira de rodas, bocha desportiva, fut cinco, basquete e game duelo sem limites. Patrocinada pelas Loterias CAIXA, a iniciativa promove a inclusão das pessoas com deficiência, divulga a importância dos esportes adaptados e das histórias de superação desses atletas, e de conquistar uma torcida forte e calorosa para as Paralimpíadas Rio 2016.

Ministério do Turismo
Fonte Ministério do Turismo 13/08/2016 ás h

Compartilhe

Casa Brasil completa uma semana de portas abertas