CAS debate políticas públicas voltadas à saúde do homem

Fonte Agência Senado 12/05/2013 às 11h

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realiza audiência pública na próxima quinta-feira (17), às 9h, para discutir o tema “Políticas públicas para a saúde do homem”. O aprimoramento de ações de prevenção de doenças, sobretudo as graves e crônicas, como o câncer de próstata é objetivo fundamental da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, segundo documento publicado em 2008 pelo Departamento de Ações Programáticas Estratégicas do Ministério da Saúde.

 

 

De acordo com o texto, muitas enfermidades graves que acometem a população masculina poderiam ser evitadas caso os homens realizassem, com regularidade, as medidas de prevenção primária.

“A resistência masculina à atenção primária aumenta não somente a sobrecarga financeira da sociedade, mas também, e sobretudo, o sofrimento físico e emocional do paciente e de sua família, na luta pela conservação da saúde e da qualidade de vida dessas pessoas”, diz o documento.

Para participar da audiência foram convidados o coordenador da Área Técnica de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Eduardo Schwarz; o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Aguinaldo César Nardi; o presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), Anderson Arantes Silvestrini; o coordenador da Câmara Técnica de Psiquiatria do Conselho Federal de Medicina (CFM), Emmanuel Fortes Cavalcanti; e o médico urologista e colunista do Blog Saúde do Homem, Flávio Lobo Heldwein.

 

Agência Senado
Fonte Agência Senado 12/05/2013 ás 11h

Compartilhe

CAS debate políticas públicas voltadas à saúde do homem