Carimbó pode se tornar Patrimônio Cultural do Brasil

Fonte Iphan 17/08/2014 às 13h
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) publicou comunicado, no Diário Oficial da União (DOU) da segunda-feira (11), informando que está em trâmite o processo da proposta de Registro do Carimbó como Patrimônio Cultural do Brasil.

Entre os anos de 2008 e 2013, o Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI/Iphan) e a a Superintendência do Instituto no Pará fizeram a pesquisa referente ao levantamento preliminar e identificação do Carimbó nas mesorregiões do nordeste paraense, região metropolitana de Belém e também no Marajó.

O pedido de registro foi apresentado pela Irmandade de Carimbó de São Benedito, Associação Cultural Japiim, Associação Cultural Raízes da Terra e Associação Cultural Uirapurú, com a anuência da comunidade.

O carimbó viabiliza a manutenção da memória dos grupos, pois seus saberes são transmitidos entre gerações por meio do aprendizado oral. O trabalho produzido para a instrução do processo contém elementos que motivaram o Iphan a propor a inscrição do Carimbó no Livro de Registro das Formas de Expressão.

A partir da publicação, qualquer pessoa pode se manifestar sobre a proposta, por um prazo de 30 dias, enviando correspondência para o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural.

Sobre o Carimbó

A palavra "carimbó" compreende todo um complexo lúdico de práticas, sociabilidades, esteticidades e performances. O carimbó constitui uma das mais emblemáticas e alegóricas referências da cultura paraense. Grande parte dos registros apresenta o carimbó como uma invenção dos negros escravos que habitavam esta parte da Amazônia no século XVII. De acordo com estas considerações, teria ocorrido uma junção do ritmo com elementos da cultura indígena e europeia, dando origem a uma manifestação singular.

Os temas das canções, em geral, são alusivos a elementos da fauna e da flora da região, ao dia a dia do trabalho e às práticas cotidianas. A palavra carimbó diz respeito ao tambor, posteriormente denominando também a expressão como um todo: reuniões entre amigos para fazer o carimbó, apresentações em festivais e outros eventos, festas em devoção a São Benedito.
Iphan
Fonte Iphan 17/08/2014 ás 13h

Compartilhe

Carimbó pode se tornar Patrimônio Cultural do Brasil