Cardápio natural: receitas sem aditivos químicos podem mudar hábitos alimentares e garantir mais saúde aos consumidores

Fonte Pontuale Comunicação & Marketing 10/03/2013 às 10h

Nutricionistas dá dicas para mudar hábitos alimentares e ensina deliciosa receita de crepe integral com ricota

 

 

A obesidade é considerada o mal do século. Hipertensão e sedentarismo também fazem parte da vida de muitos brasileiros. O fato é que cada vez mais crianças e adultos estão despreocupados com a qualidade dos alimentos que consomem, por isso, é preciso alertá-los da importância de inserir no dia-a-dia um modelo de refeições saudável.

 

Para quem está disposto a mudar os hábitos alimentares, apostar em ingredientes naturais é uma excelente opção. A nutricionista Danielle Santos Nascimento, do programa de educação nutricional Viva Melhor da Risa Restaurantes Empresariais, explica que alimentos naturais e integrais são aqueles minimamente processados, o mais próximo possível de sua origem, que não tenham aditivos químicos como corantes, conservantes, aromatizantes, entre outros. “O alimento natural mantém praticamente intacta a camada interna onde encontramos carboidratos, proteínas e alguns micronutrientes do grão, mas também o farelo e o gérmen, onde se concentram as vitaminas, minerais e outros nutrientes pouco encontrados nos produtos refinados”, explica a nutricionista da Risa.

 

Danielle disse ainda que estes alimentos podem favorecer, além da perda de peso, a perda de gordura na região abdominal. “É importante lembrar que o aumento da gordura abdominal leva a um aumento do risco de problemas como o diabetes do tipo 2 e problemas cardiovasculares. Os alimentos naturais integrais também ajudam a tratar e prevenir a hipertensão, obesidade, osteoporose, problemas respiratórios e alguns tipos de câncer”,acrescenta.

 

E a dica para quem quer levar uma vida mais saudável é introduzir no cardápio semanal uma receita contendo grãos integrais. A ideia é aumentar o consumo gradativamente, começando com uma vez na semana, depois três e assim por diante.“Caso o consumidor não tenha experimentado nenhum alimento integral, a solução é cozinhar o alimento refinado com o integral. No caso do arroz, por exemplo, prepare metade de arroz parboilizado com outra metade do integral agulhinha, pois o tempo de cozimento é equivalente”, explica Danielle.

 

Além disso, consuma de 3 a 5 porções de frutas por dia, dê preferência às verduras e legumes in natura, utilize sal marinho, troque o açúcar refinado pelo mascavo ou demerara, consuma cereais matinais com aveia em flocos, farelo de trigo, flocos de arroz e milho, frutas secas e oleaginosas, como castanha e amêndoa. “O importante para quem quer mudar de hábitos alimentares é estar sempre disposto a provar alimentos alternativos. Nada de julgar o sabor antes de experimentar. Essa mudança requer tempo, paciência e disposição”, finaliza a nutricionista do Viva Melhor.

 

Confira abaixo uma receita de Crepe Integral:

Ingredientes para a massa:

- 2/3 de xícara de chá de ricota

- 4 ovos

- 1/4 de xícara de chá de farinha de trigo integral

- 1 colher de sopa de óleo

- 1 pitada de sal

- 2 colheres de sopa de leite

 

Ingredientes para recheio:

- 1 colher de sopa de manteiga/margarina

- 2 xícaras de chá de abobrinha em cubinhos

- 2 xícaras de chá de cenoura em cubinhos

- 1/4 de xícara de chá de pimentão verde picado

- 1 colher de chá de mostarda

- 3/4 de xícara de chá de iogurte natural

- 1 colher de sopa de maisena

- Sal a gosto

 

Massa: Misture todos os ingredientes no processador ou no liquidificador. Deixe repousar por 15 minutos. Numa frigideira antiaderente de 18 cm de diâmetro, untada com manteiga, faça os crepes, usando três colheres (sopa) da massa. Espalhe na frigideira e vire para dourar dos dois lados. Repita a operação até terminar a massa. Reserve.

 

Recheio:Derreta a manteiga/margarina numa frigideira grande e adicione os legumes. Tampe e cozinhe por 10 minutos, em fogo médio, até que fiquem macios. Retire do fogo e acrescente a mostarda. Junte o iogurte e a maisena, e acrescente esta mistura aos legumes reservados. Leve novamente ao fogo médio e cozinhe mexendo até engrossar. Tempere.

 

Modo de Preparo: Pré-aqueça o forno a 180ºC (moderado). Recheie os crepes, enrole e coloque-os num refratário. Regue com um fio de azeite por cima e leve ao forno por 10 minutos, até aquecer.

 

Site: www.risarefeicoes.com.br

 

Pontuale Comunicação & Marketing
Fonte Pontuale Comunicação & Marketing 10/03/2013 ás 10h

Compartilhe

Cardápio natural: receitas sem aditivos químicos podem mudar hábitos alimentares e garantir mais saúde aos consumidores