Capital matogrossense foi a primeira do país a receber o encontro voltado aos Sistemas de Cultura

Fonte SAI/MinC 18/03/2013 às 21h

As oficinas de implementação de Sistemas Municipais e Estaduais de Cultura tiveram início no dia 13 de março. Cuiabá foi a primeira cidade do Brasil a acolher o encontro promovido pelo Ministério da Cultura, sob a coordenação da Secretaria de Articulação Institucional (SAI/MinC). A oficina teve duração de três dias e abordou temas como marcos legais, acordos de cooperação, leis dos Sistemas Estaduais e Municipais de Cultura e mecanismo de financiamento. Cerca de 60 pessoas participaram do evento, dentre elas gestores de cultura de 33 municípios de Mato Grosso.

A secretária estadual de Cultura, Janete Riva, esteve na abertura da oficina e ressaltou o interesse e o compromisso de Mato Grosso com a área cultural. O coordenador-geral de Institucionalização e Monitoramento do Sistema Nacional de Cultura, Pedro Ortale, também esteve no evento que também contou com a presença do vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura, Jonnhy Everson.

Total

Em todo o país serão realizadas 17 oficinas com o objetivo de capacitar os agentes culturais para a implementação de Sistemas de Cultura em estados e municípios brasileiros, nos meses de março a julho. A partir do Acordo de Cooperação Federativa assinado com o MinC, os entes se comprometem a criar e a estruturar os Sistemas de Cultura e seus componentes (órgão gestor, conselho de política cultural, conferências, comissão intergestores, plano de cultura, sistema de financiamento da cultura, sistema de informações e indicadores culturais, programa de formação na área da cultura e sistemas setoriais).

Confira a programação em cada região.

Saiba mais

SAI/MinC
Fonte SAI/MinC 18/03/2013 ás 21h

Compartilhe

Capital matogrossense foi a primeira do país a receber o encontro voltado aos Sistemas de Cultura