Capiberibe homenageia jornalista pioneiro da comunicação no Amapá

Fonte Agência Senado 22/04/2013 às 20h

O senador João Capiberibe (PSB-AP) homenageou em Plenário, nesta segunda-feira (22), o jornalista Antônio Corrêa Neto, falecido aos 74 anos, no Amapá. O parlamentar destacou o pioneirismo e o espírito combativo do comunicador e sua luta, por mais de 30 anos, "em defesa da cidadania e da correta aplicação do recurso público".

No pronunciamento, Capiberibe ressaltou a coincidência entre a data da morte do jornalista (21 de abril) e da execução do inconfidente mineiro Tiradentes. Uma semelhança entre os dois foi apontada pelo senador, na luta pela justiça e pela liberdade.

A atuação de Corrêa Neto no rádio e na televisão na Região Norte, com um "jornalismo instigante" que lhe rendeu algumas prisões na época da ditadura militar, também foi lembrada por Capiberibe. Nos últimos anos, apesar da idade e das dificuldades físicas, disse o parlamentar, o jornalista vislumbrou na internet uma ferramenta de democratização da informação, e foi o primeiro profissional de imprensa no Amapá a manter uma página atualizada.

- Corrêa foi um dos grandes mestres, visto que formou uma legião de jornalistas provisionados enquanto o Amapá não era contemplado com um curso de jornalismo - disse.

Capiberibe concluiu a homenagem lembrando que mesmo sendo muitos próximos, Corrêa Neto não o poupou de críticas. Era imparcial nas opiniões.

- Nunca colocou nossa amizade acima do jornalismo - afirmou o parlamentar antes de ler uma mensagem de despedida, em que lamenta a partida de Corrêa porque "esvazia a grande trincheira do jornalismo combativo da Amazônia".

 

Agência Senado
Fonte Agência Senado 22/04/2013 ás 20h

Compartilhe

Capiberibe homenageia jornalista pioneiro da comunicação no Amapá