Capes sedia evento de Fóruns Permanentes de Apoio à Formação Docente no Contexto do Parfor

Fonte Coordenação de Comunicação Social da Capes 09/03/2013 às 20h

A diretora de Formação de Professores da Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Carmen de Castro Neves, conduziu, na quinta-feira, 7, a abertura do Seminário Capes - Fóruns Permanentes de Apoio à Formação Docente no Contexto do Parfor.

O encontro, que acontece no edifício-sede da Capes, em Brasília, nos dias 7 e 8 de março, reúne cerca de 70 pessoas entre representantes dos fóruns de formação de professores da educação básica, das secretarias de educação e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

 

07.03.13.IEncontrNacForunsDocen 7216
Para diretora, a importância do evento está na troca de experiências (Foto: Guilherme Feijó - CCS/Capes)


Carmem Neves iniciou as atividades do evento com a palestra "Ações da Capes voltadas à Educação Básica", por meio da qual apresentou um balanço das ações do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) desde sua criação, além dos outros programas da diretoria voltados à educação básica.

 

Para Carmen, o objetivo do encontro é proporcionar um trabalho conjunto baseado na troca de informações, experiências e em um forte diálogo. "O Parfor é um programa em ascensão, que está em constante aperfeiçoamento, daí a importância da troca de experiências e ideias que teremos neste encontro", disse a diretora.

O primeiro dia do encontro contou também com palestra sobre o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), ministrada pelo coordenador Geral de Infraestrutura de Polos da Capes, Jean Marc Muzig, e com relatos de experiência "O Parfor nos Estados".

 

07.03.13.IEncontrNacForunsDocen 7058
Evento reuniu cerca de 70 representantes de fóruns de formação de professores da educação básica (Foto: Guilherme Feijó - CCS/Capes)


Participaram ainda da mesa de abertura o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Romeu Weliton Caputo; a representante do Conselho Nacional dos Secretários de Educação, Olga Freitas, e a secretária de educação do Rio Grande do Norte, Betânia Ramalho, entre outros.

 

Parfor
O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, coordenado pela Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB) da Capes, foi lançado em maio de 2009 com a meta de formar cerca de 330 mil professores que exercem a profissão sem formação adequada. Do total de vagas, 52% são em cursos presenciais e 48% em cursos a distância.

O plano é gerido pela Capes, em parceria com as secretarias de educação dos estados e dos municípios e as instituições públicas de ensino superior. O objetivo é melhorar a formação dos docentes em exercício na rede pública, o que influencia na qualidade do ensino que as crianças e os jovens recebem nas escolas.

O Parfor oferece cursos de graduação para educadores em exercício no magistério público que estão em uma das três situações: professor que ainda não tem curso superior (primeira licenciatura); professor com graduação, mas que leciona em área diferente daquela em que se formou (segunda licenciatura); e bacharel sem licenciatura que precisa de estudos complementares que o habilitem ao exercício do magistério.

Coordenação de Comunicação Social da Capes
Fonte Coordenação de Comunicação Social da Capes 09/03/2013 ás 20h

Compartilhe

Capes sedia evento de Fóruns Permanentes de Apoio à Formação Docente no Contexto do Parfor