Capes sedia 3° Encontro de Coordenadores do Pibid

Fonte Coordenação de Comunicação Social da Capes 18/05/2013 às 20h

Foi realizada nesta terça-feira, 14, no edifício-sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a abertura do 3° Encontro de Coordenadores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Neste ano com o tema "Pibid: Investindo na ética, na excelência e na equidade de Formação de Professores do País", o encontro reúne, entre os dias 14 e 16 de maio, cerca de 250 coordenadores.

 

14mai13-IIIEncCoordPibid 1651
Representantes da Capes, MEC e ForGRAD compõem mesa de abertura do evento (Foto: Guilherme Feijó CCS/Capes)


Segundo a diretora de Formação de Professores da Educação Básica da Capes, Carmen Neves, o objetivo do encontro é unir forças em prol do crescimento e expansão do programa. "Os números do Pibid mostram o potencial de crescimento, de mudança e de formação que temos nas mãos. Esse é o momento de discutir, opinar e agir em prol do crescimento", explicou Carmen.

 

Em sua fala de abertura, Carmen citou ainda o crescimento quantitativo do programa, o qual passou de 3088 bolsas concedidas em dezembro de 2009 para mais de 49 mil bolsas em dezembro de 2012. "Até o final do ano atingiremos a meta de 75 mil bolsas. Esses números significam a mudança na educação brasileira, realizada por meio do investimento no professor e da valorização deste", completou.

 

14mai13-IIIEncCoordPibid 1756
Diretora ressaltou crescimento expressivo do programa (Foto: Guilherme Feijó CCS/Capes)


O coordenador – geral de Programas de Valorização do Magistério da Capes, Helder Eterno, ressaltou a importância da atuação dos coordenadores do programa nas instituições. "O sucesso do programa também é resultado do empenho e da motivação de cada um de vocês [coordenadores] nas suas instituições", disse.

 

 

14mai13-IIIEncCoordPibid 1642
Cerca de 250 coordenadores institucionais participam do encontro (Foto: Guilherme Feijó CCS/Capes)


Participaram ainda da mesa de abertura do evento o diretor de Educação a Distância da Capes, João Carlos Teatini; a presidente do Fórum Brasileiro de Pró-Reitores de Graduação (ForGRAD), Ana Maria Santos Cabral; a diretoria de Currículos e Educação Integral do

 

Ministério da Educação (MEC), Jaqueline Moll, além de representantes da Diretoria de Educação Básica da Capes.

Durante o encontro, os presentes participarão ainda de grupos de discussão, mesas-redondas, palestras e discussões.

Pibid
O Pibid é uma proposta de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação. Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira.

O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência aos estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; ao coordenador institucional que articula e implementa o programa na universidade ou instituto federal; aos coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas; e, ainda, aos docentes de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos. Também são repassados recursos de custeio para execução de atividades vinculadas ao projeto.

Coordenação de Comunicação Social da Capes
Fonte Coordenação de Comunicação Social da Capes 18/05/2013 ás 20h

Compartilhe

Capes sedia 3° Encontro de Coordenadores do Pibid