Capes participa de Fórum Nacional da Undime

Fonte Ascom - Capes 19/05/2012 às 21h

Capes participa de Fórum Nacional da Undime

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante compareceu nesta terça-feira, 15, na abertura do 5º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), onde a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) participa com um estande no qual os visitantes podem ter acesso a materiais informativos sobre a fundação, revistas e folders alusivos aos 60 anos, além de informações sobre programas como o Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) e Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

 

16-05-12-UndimeTS-0810
Mercadante destacou importância estratégica da alfabetização na fase correta (Foto: Thaís Sautchuk - ACS/Capes)

Sob a temática 25 Anos Construindo Redes, o evento é sediado no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), em São Bernardo. Na ocasião da abertura, o ministro conclamou os gestores da educação brasileira a um grande pacto nacional pela alfabetização na idade correta. "Alfabetização é absoluta prioridade, e não faltarão recursos para cumprir essa tarefa", disse. Para o ministro, é fundamental a alfabetização na primeira fase, até os oito anos de idade.

 

 

16-05-12-UndimeTS-0799
Evento é sediado no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), em São Bernardo (Foto: Thaís Sautchuk - ACS/Capes)

Ao apresentar aos gestores as prioridades e programas do MEC, o ministro destacou a importância estratégica daqueles voltados para a primeira infância, para crianças até três anos de idade. "Na fase de descoberta do mundo, é importante que se dêem todos os estímulos pedagógicos, fundamentais para a construção dos valores nessa faixa etária", disse.

 

 

16-05-12-UndimeTS-0822
Estande da Capes disponibiliza material sobre a agência e seus programas (Foto: Thaís Sautchuk - ACS/Capes)

O evento, que segue até o dia 18 de maio, discute temas como o Plano Nacional de Educação, políticas públicas educacionais, o plano municipal de educação e o memorial da gestão e educação na América Latina. Terão ênfase as relações entre municípios, diferentes setores, instituições, sociedade civil, governo e Congresso Nacional em busca de educação de qualidade. A programação completa do evento está disponível no site www.undime-sp.org.br.

 

(Com informações do MEC)

Ascom - Capes
Fonte Ascom - Capes 19/05/2012 ás 21h

Compartilhe

Capes participa de Fórum Nacional da Undime